5 Formas de Melhorar Drasticamente a Produtividade no Blog!

5 formas de melhorar drasticamente a Produtividade no BlogEsse é sem sombra de dúvidas um dos pontos mais importantes para chegar a algum lugar diante do blog, afinal de contas você é a gasolina do blog, lembre-se disso.

Muitas vezes passamos boa parte do dia diante do blog, mas boa parte destas horas é perdida ou desperdiçada sem trazer beneficio algum para o blog. Como um dia acabei percebendo meus próprios erros, hoje vou compartilhar algumas dicas para melhorar drasticamente a sua produtividade.

É fato, sabemos o que realmente é importante ao blog, mas a questão é, PORQUE NÃO FAZER O QUE PRECISA SER FEITO!

Às vezes temos que esperar a água bater para começar a se mexer no blog e posso lhe assegurar que esse não é o melhor caminho a tomar.

Vou listar algumas pequenas dicas que me ajudaram a melhorar drasticamente a minha produtividade diante do blog, espero que elas sejam úteis a você também, vamos lá,

1- Abra, olhe e Feche a sua Caixa de Email!

A Menos que precise tomar decisões assim que recebe seus emails, procure entrar na caixa de email, analisar rapidamente, responder o que tiver que responder e depois, FECHE A CAIXA DE EMAIL e vá trabalhar, rs!

Se deixar aberta, correrá o risco de ir olhar toda hora, para ver se não chegou algum novo email, e isso acaba que tomando boa parte do seu tempo e pior, isso acontece sem que você perceba.

Isso quando você não se pega diante daqueles emails promocionais com ofertas tentadoras, que no final das contas, acabam por trazer mais um fundo de investimento passivo, na qual só lhe trará prejuízo ao ficar jogado pela casa, depois que passar a empolgação da compra, rs.

2- Cuidados com os Sistemas de Estatísticas do Blog!

Puxa, logo eles! Eu particularmente adoro analisar os números do blog, o que funcionou o que não funcionou, quais as melhores palavras chaves de entrada, enfim, ate instalei alguns bons Plugins no Blog como o Plugin StatPress para monitorar tudo que acontece, mas depois que a água bateu por aqui, eu venho tomando algumas medidas para me concentrar mais a fim de produzir bons artigos.

Essa semana resolvi remover todos os plugins de estatísticas aqui do blog, motivo, toda hora eu estava neles para ver as palavras de entrada! Eles me permitiam ter uma ideia se as visitas no dia estavam boas ou não, mas no geral eles prejudicam o desempenho do blog, mas esse é assunto para outro artigo.

Mas no final das contas, quando estava com uma ideia para escrever e meio que de forma automática entrava nas estatísticas do blog, acabava perdendo totalmente o foco e ia fazer outra coisa relacionada as estatísticas.

Basta instalar o Google Analitycs no blog e olhar ele pela manhã, para ver o resultado do dia anterior, pronto, já está ótimo, mais do que isso, Pode ser Prejudicial a sua Produtividade!

3- Atenção ao Trio Parada Dura, “MSN, Orkut e Twitter!”

Calma lá, não estou comparando estes poderosos meios de comunicação, claro que não, ate porque dentre eles, considero o twitter como sendo muito valiosos ao blog, mas de certa forma se usado com exagero, pode prejudicar e muito a sua Produtividade.

Basta olhar em volta para ver a quantidade de pessoas que passam horas e horas no MSN, Orkut e no Twitter.

Se usassem parte dessas horas para escrever artigos, poderiam criar uma nova fonte de renda passiva em pouco tempo.

Minha dica seria, se não for para assuntos ligados ao blog, primeiro se concentre em escrever artigos e depois de cumprir a sua meta no blog, vá acessar tranquilamente o trio parada dura, rs.

4- Ler outros Blogs é ótimo, mas precisa Escrever os seus Artigos!

Claro que é ótimo ler outros blogs, afinal de contas, é desta forma que aprendi e aprendo todos os dias diante do blog, mas o detalhe é que não posso passar o dia inteiro lendo outros blogs, senão o meu nunca chegará a lugar algum.

Procure separar seu tempo da seguinte forma quando entrar na internet, Primeiro os seus Artigos e Projetos, depois o restante da Internet, rs!

Não me chame de radical, não sou mesmo, mas infelizmente estou aprendendo na marra e por isso, se quiser evitar alguns possíveis buracos, procure se precaver para produzir no seu blog!

5-  Calma, não estude tanto SEO e meios de Dominar o Google!

Já citei em um artigo anterior que SEO de verdade é Conteúdo e afirmo isso, não se concentre tanto em aprender SEO agora ou em chegar rapidamente ao topo do Google, primeiro se concentre em passar dos primeiros 100 artigos no seu blog para ganhar visitas, só após, pegue um dia da semana para estudar as boas práticas de SEO.

Entenda que as técnicas de SEO não extremamente importantes, mas não para quem esta começando com blog.

Primeiro se concentre em escrever artigos e se force para treinar a escrever mais e mais, ate para melhorar a sua qualidade. Verá que de forma quase que natural suas visitas tendem a aumentar.

Depois e só depois, comece então a estudar SEO e todos os outros meios de chegar ao TOPO do Google em 24 horas!, rs.

Esse artigo é baseado na minha experiência pessoal diante do blog e nos meios que me ajudaram verdadeiramente a melhorar e muito a minha produtividade.

Se você utiliza algum outro meio para melhorar a sua produtividade, sinta-se a vontade para compartilhar.

Procure seguir estas dicas básicas para melhorar e muito sua Produtividade diante do Blog.

Abraços e tenha todo o Sucesso do Mundo!

Rogerio Gomes

4 Comentários

  1. Bom Dia Rogério,
    Gostei das dicas para aumentar produtividade, vou citar das que você falou o que eu costumo fazer:
    *E-mails : Geralmente olho na primeira hora da manhã, quando começo meu dia, ao meio dia e a noite umas duas vezes talvez. Fora isso, só quando me ligam pedindo para eu olhar o e-mail, porque tem um assunto urgente para tratar.
    *Analytics (é o único que eu uso para estatísticas): Acesso logo após verificar os e-mails, analiso durante uns 20 minutos tudo que tem para analisar, depois fecho e não vejo mais durante o resto do dia.
    *MSN, Orkut, Twitter: O MSN, conecto somente a noite, fora do horário de expediente. Orkut acesso geralmente uma vez por dia, para ver atualizações e pesquisas algumas coisas em que ele é mais útil que o Google.
    Twitter entro lá de vez em quando, 1 vez a cada 3 dias, não mais que isso.
    *Reader (Ler outros blogs): Costumo abrir o Reader de manhã, ler os artigos e anotar ideias conseguidas a partir dos artigos lidos de outros blogs. Esta dica é útil para não deixar faltar inspiração! Nunca copiar um artigo, pois isso é atitude de uma pessoa incapaz, somente filtro ideias para escrever meus próprios artigos.
    *SEO: Já estudei, sei dos conceitos, mas como você mesmo diz, não adianta saber SEO, se não tiver artigos onde aplicar.
    É importante também para ser o mais produtivo possível, montar um cronograma todos os finais de dia para o próximo dia, e claro seguir ele rigorosamente, aprendi isso a pouco tempo, estou seguindo e digo que vale a pena.
    Abraço!

    • Olá Matheus,

      Parabéns pela sua forma de Organização, o difícil não é tomar a decisão, mas sim, em mante-la no dia a dia. Sobre SEO, eu já errei bastante por aqui por insistir por diversas vezes em estudar mais e mais, mas para levar um blog adiante, isso pode se tornar prejudicial a médio e longo prazo.

      Melhor deixar a especialização aos profissionais de SEO.

      Trabalhar em cima do cronograma é ótimo, eu costumo fazer um sempre aos finais de semana e procuro mante-lo pela próxima semana, é difícil manter, mas torna-se muito mais fácil quando se organiza.

      Abraços e Obrigado pelo Comentário Matheus!

  2. Oi Rogério,
    Que bom encontrá-lo com esse entusiasmo e com tanta informação útil.
    Confesso que não fazia essa organização para as atividades do blog, até hoje depois que li seus conselhos e o comentário do Matheus.
    É muito importante organizar e programar, especialmente quando não se tem muito tempo como eu.
    Valeu a postagem.
    Valeu o comentário.
    Grande abraço

    • Com certeza Liliane,

      Como dizem, “Tempo é uma Virtude pra poucos!”, mas só com organização conseguimos dar conta de todas as tarefas do dia a dia, inclusive a de atualizar regularmente o Blog.

      Torço que estas dicas a ajudem a melhorar a sua produtividade! 😉

      Abraços Liliane!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *