Bloquear Anunciantes no Google Adsense é um Grande Erro!

Devo Bloquear ou não Anunciantes no Google Adsense?Já tive muitas dúvidas sobre bloquear ou não anunciantes no Google Adsense, mas atualmente consegui formar minha própria opinião sobre o assunto com muita tentativa e erro, tentativa e erro, rs.

No “meu inicio”, quando via anunciantes que não eram relacionados ao conteúdo do artigo, ficava doido da vida, porque não era esse anunciante que eu esperava ver junto ao conteúdo.

Desta maneira, cheguei a pensar em bloquear determinados anunciantes para que então pudessem aparecer apenas anúncios que fossem relacionados ao conteúdo do artigo em si, assim, tenderia a ganhar cada vez mais.

Bloquear Anunciantes no Google Adsense é um Grande Erro!

Afirmo isso pelo seguinte motivo, vamos tirar como exemplo o bloco de anúncios 300×250, onde aparecem 4 anunciantes e as vezes, anunciantes em modo gráfico.

Para que seja definido qual anunciante irá aparecer em primeiro, o “google”, realiza uma espécie de leilão interno, onde o anunciante que estiver pagando mais, irá aparecer em primeiro lugar no seu bloco de anúncios.

Da mesma forma que acontece com o segundo colocado, para o terceiro e o quarto.

Pela lógica, quanto mais Anúnciantes estiverem participando do seu leilão, melhor, já que o primeiro lugar será ocupado no momento pelo anunciante que estiver pagando mais, logo, o valor do clique que ira ganhar será maior.

Apenas por isso, por uma questão lógica, não seria correto barrar anunciantes do seu leilão, para não diminuir o valor máximo que poderia ganhar pela disputa dos anunciantes ao primeiro lugar no anuncio!

Mas o que fazer com os anúncios “NADA Haver” que aparecem no meu Blog?

Esse já é uma outra questão que em minha opinião, não tem nada haver com o bloqueio de anunciantes no google adsense.

Bem, “se você escrever sobre pedra, rs, irá aparecer anunciantes sobre pedra no seu blog, mas se esquecer sobre bola, aparecerá anunciantes sobre bola no seu blog”, teoricamente funciona simples assim, então, basta escrever e pronto.

Mas você já parou para pensar sobre como o Google Faz para identificar qual artigo é sobre Pedra e qual é sobre Bola?

Pois somente após essa identificação previa é que o Google Adsense teria reais condições de abrir o leilão com os anunciantes corretos para o seu conteúdo.

Ate ai você concorda Comigo?

O que você realmente precisa fazer é começar a ajudar o Google Adsense a exibir anúncios que sejam  mais relevantes, e isso você consegue simplesmente escrevendo artigos mais focados em um único assunto.

Se você escrever um artigo sobre “PRAIAS DO RIO”, então procure falar realmente das praias do rio, como fez muito bem a Janaina Lopes, no oSabeTudo.com,  quanto escreveu o artigo “AS MAIS BELAS PRAIAS DO RIO”.

Repare que ao entrar no artigo, você logo vai visualizar anunciantes voltados a praias, turismo e pacotes turísticos, isso porque são anunciantes interessantes para o artigo sobre praias do rio.

Isso não tem exatamente nada haver com o nome do oSabeTudo.com, mas sim com o tipo de conteúdo que está no artigo, pois se a Janaina em vez de focar apenas em praias, como se propôs no titulo, resolvesse também falar sobre moda, sobre carro e mais assuntos misturados,  ficaria difícil para o “Google Adsense” detectar o tipo de anunciante certo para o artigo dela e assim, provavelmente ela veria mais um anunciante genérico do tipo, site de empregos, classificados ou mesmo os sites de compras coletivas, rs.

E quando não existem anunciantes para o que esta escrevendo?

Dai tende a aparecer novamente os anunciantes genéricos (site de empregos, classificados ou mesmo os sites de compras coletivas), pois nem todo tipo de assunto pode ter muitos bons anunciantes dispostos a pagarem bem por isso.

É por isso TAMBÉM que alguns artigos tendem a render bem e outro nem tanto assim!

Quer um exemplo, suponhamos que resolva escrever um artigo sobre um acontecimento diário, quem sabe um desabafo sobre meus pensamentos no dia.

Como tende a ser um artigo mais genérico, ou seja, sem um foco em especifico, logo ele tenderá a atrair anunciantes genéricos, e isso não é culpa do Google Adsense ou ainda, resolver bloquear anunciantes não irá resolver a sua situação financeira, na verdade, você atraiu esse tipo de anunciante para o seu blog, afinal de contas, foi você quem escreveu não foi?

E como seria um artigo genérico, irá atrair pessoas sem foco em clicar nos anúncios, com isso, além de não receber muitos cliques (pois os visitantes não tem interesse no anuncio mostrado), os poucos cliques que receber tenderam a pagar pouco, quem sabe menos de $0,10 por clique.

Dai não adianta falar que o Google Adsense é mesquinha, que ele não libera anunciantes bons para você, que não tem como ganhar dinheiro com o google adsense, que é mentira o fato de existirem pessoas ganhando muuuuuito dinheiro com ele, que você não tem SORTE, que o destino não sorri para você, que isso, que aquilo, rs, sinceramente estas atitudes não vão resolver seu problema.

O Problema esta Simplesmente nos Artigos que você Escreve!

Aqui na WRG mesmo, o domínio WRG é genérico, ou melhor, sem um foco especifico apenas pelo nome WRG, no entanto, isso não significa que posso ganhar menos com os anúncios ou então, que eu não consiga atrair determinados anunciantes para os artigos.

Isso é uma Grande Mentira!

Se me concentrar em escrever um bom artigo, de preferência com um mínimo de 300 palavras sobre um determinado tipo de conteúdo, ou melhor, sobre um tema em especifico, logo vou atrair esse tipo de anunciante para o artigo e não anunciantes do tipo genérico que as pessoas não clicam muito.

Esse é um dos segredos do Google Adsense, e é por isso que mesmo tendo vários blogs sobre os mais variados temas espalhados por ai, não bloqueio nenhum tipo de anunciantes na minha conta do Google Adsense, pelo contrário, quanto mais anunciantes estiverem brigando para concorrer no mesmo bloco, melhor para o valor individual dos cliques que vou receber lá na frente.

Entender esse Conceito é Crucial para quem quer Ganhar Dinheiro com Blog!

Por isso, se o seu foco é ganhar dinheiro com o Google Adsense, comece a pensar em que tipo de anunciante irá aparecer nos seus artigos, pois se não conseguir pensar em nenhum, provavelmente irá atrair novamente os anunciantes genéricos, dai meu amigo, não adianta reclamar que o Google Adsense não manda bons anunciantes para você, pois na verdade, o problema está em você mesmo, que não anda focando seus artigos em um único assunto definido.

Resumindo, antes mesmo de escrever os artigos, você já tem condições de avaliar se aquele determinado tema irá ou não atrair anunciantes, desta forma, terá como se concentrar em bons segmentos que atraiam mais anunciantes.

Você é a Favor ou Contra o Bloqueio de Anunciantes no Google Adsense?

Rogerio Gomes

6 Comentários

  1. Olá Rogério,

    Além do fato das palavras do artigo, que você citou como fato para o Adsense listar outros tipos de anunciantes, ainda temos os cookies.

    Fiz uns testes por aqui, e percebi que a maioria das minhas pesquisas feitas no google, no momento que eu entro em um blog com Adsense, estão lá alguns resultados relacionados à elas. Teve até um amigo meu que estes dias me falou: “Puxa Matheus, que legal aquele programa de lan house que você oferece no seu blog, como funciona?”. Imagine minha cara de espanto, sendo que em nenhum dos meus artigos, não chego nem a mencionar programas para lan house.

    Depois de falar isso para ele, perguntei a ele se ele estava pesquisando muito sobre este assunto no momento que acessou meu blog, e para minha surpresa ele falou: “Sim, tinha feito já umas 14 pesquisas sobre programas para lan house, e suas variações”. Dai me veio a cabeça, o Google olha os cookies de outros sites, e do seu próprio buscador, para ajudar a formar os assuntos de anúncios relevantes.

    Abraço!

    • Joia Matheus!

      Na minha opinião esse é um caso especifico, pois no geral, esse recurso temporário de exibir os anúncios conforme os resultados anteriores, tende a ajudar seu blog na minha visão, vou tentar explicar.

      Todos nós sabemos que o perfil do visitante que tende a clicar nos anúncios são os visitantes orgânicos, certo?

      Quem sabe, após seu amigo ter terminado de realizar suas buscas pelos programas de lan, dai então, ele resolveu entrar no seu site.

      Se ele tivesse entrado por uma pesquisa, também por um programa de lan, que tipo de publicidade ele veria? De lan claro, mas como ele mudou o foco, logo viu publicidades de acordo com as buscas anteriores.

      Se ele tivesse entrado no seu blog pelas buscas orgânicas, teria grandes chances de ser convertido dentro do seu blog, já que ele mesmo visualizou muito bem o anúncios, o problema, é que, me parece que ele chegou pelo sue blog digitando o endereço, dai, cai novamente na estatística de que quem clica nos anúncios são os visitantes orgânicos.

      Imagine um novo blog com alguns artigos não muito bem contextualizados, e dentre eles, existe alguns artigos de lan lá no meio.

      Ao receber esse visitante em um de seus artigos, logo, como as buscas anteriores foram também relacionadas à lan house, tenderá a aparecer esse mesmo tipo de anuncio segmentado, ajudando nos ganhos do blog.

      Não vejo nenhum problema nesse recurso, pelo contrário, principalmente por ser temporário. Se parar para pensar nos visitantes ORGÂNICOS, ele tende a ajudar os ganhos em geral.

      Agora, se não for visitante orgânico, ai sim é outra história, pois seria como comparar os habituais leitores do seu blog, que dificilmente clicam nas publicidades, ou mesmo, visitantes dos agregadores, que também não tendem a clicar nos anúncios.

      Arrisco a dizer que se espantou com o que ele disse, pois não tem artigos relacionados a lan house publicados no seu blog, senão, acharia normal o comentário que ele fez, já que veio de uma busca e achou publicidades relacionadas ao que pesquisava.

      O que acha Matheu? Estou certo ou errado na minha afirmação? rs

      Abraços!

  2. “percebi que a maioria das minhas pesquisas feitas no google, no momento que eu entro em um blog com Adsense, estão lá alguns resultados relacionados à elas”

    Este fato ocorre mesmo mas é só no primeiro blog ou artigo. A partir do segundo os anuncios são de acordo com o conteudo. Então como diz o Regério, a ordem é produzir bons conteudos!

    Eu só bloqueio anunciantes porque o adsense permite fazer isso. Assim como o adwords permite bloquear um site.

    Sempre que um anuncio está saturado, aparecendo a mesma imagem e em vários sites, mantê-lo é perda de tempo e money!

    Water

    • Ainda sim opto por não bloquear o anuncio saturado, pois isso não significa que ele vá aparecer sempre no seu blog, mas significa que ele sempre irá disputar os leilões internos nos seus blocos de anúncios, assim, significa que quase sempre irá contribuir para elevar seus ganhos por clique único.

      Mesmo que tenha 3 anunciantes para o seu segmento, e 5 de segmentos totalmente diferentes, no final das contas terá 8 anunciantes disputando o primeiro lugar do bloco, agora me diga, será que os cliques recebidos pelos 3 anunciantes segmentados será maior dentro do leilão nos 11 anúncios, ou será que o valor do clique individual será reduzido significativamente se resolver bloquear os 8 anunciantes, deixando apenas os 3 de publicidade segmentada?

      É uma escolha a se pensar, mas no momento e pelo valor geral dos clique que recebo em diversos segmentos, opto por não bloquear de forma alguma nenhum anunciante, pelo contrário, quanto mais disputando melhor, mesmo que poucos são do mesmo segmento.

      É só associar o que o matheus disse com a minha resposta acima, procure pensar como os visitantes orgânicos e não com o que você, já experiente no adsense esta vendo, afinal de contas você com sua experiência costuma clicar em anúncios? Acredito que não, então não pode levar seus pensamentos a nivel de google adsense para tomar esse tipo de decisão, mas sim os pensamentos de quem vem pelo google.

      Entendeu onde quis chegar?

      Abraços!

  3. Já tive anuncio (link) de gerar 1 centavo. Uma falta de respeito com o editor. Se soubesse qual anunciante eu bloquearia!

    • Minha dica quanto a isso é para não se preocupar com um único clique, já que irá ganhar no google adsense na soma final de muitos cliques recebidos. Se preocupe mais em atrair mais visitantes orgânicos para o seu site e na criação de mais conteúdo.

      Como o Google cuida e gerencia a publicidade, não fique se prendendo nos detalhes, pois sim, as vezes ocorre cliques bem inferiores, mas também, as vezes ocorre cliques bem maiores e no geral, um acaba compensando os outros.

      Essa é minha dica.

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *