Como Acelerar o Carregamento do Blog com o CloudFlare.com

Essa é uma poderosa ferramenta online que ajuda a tornar o blog mais rápido, seguro e protegido. O lado positivo é que serve para qualquer plataforma, bastando apenas algumas alterações no DNS para começar a turbinar o carregamento do blog ou aplicação em questão.

Para instalar o CloudFlare e começar a aproveitar todos os seus benefícios, acesse o http://www.cloudflare.com/, altere o idioma para português (ao final da página) e clique em Inscreva-se.

Ao concluir o cadastro você será redirecionado ao sistema do CloudFlare!

Os passos para implementar são relativamente simples. Inicialmente adicione seu domínio no sistema,

Aguarde o processo de carregamento do site onde em alguns casos, pode demorar um pouco mesmo, é normal.

Prossiga com a Etapa 2 e 3 para uma validação das informações de DNS. Já na etapa 4 o sistema pede para que o DNS do blog seja alterado, já que a partir do uso efetivo do CloudFlare, ele passa a gerenciar o DNS do blog tirando o gerenciamento principal do seu servidor de hospedagem.

obs: No Exemplo da Vídeo aula abaixo, criada pelo blogandocomfacilidade, mostra inclusive essa alteração em um blog hospedado no sistema do UOL Host.

Ao inserir o novo DNS é necessário aguardar a propagação (ou atualização) do DNS CloudFlare para que ele entre em ação. Em alguns casos pode demorar apenas 30 minutos, outros 2 horas ou mesmo mais de 24 horas para que o processo seja realizado por completo.

Realizada a alteração de DNS volte no CloudFlare e clique em “I’ve update my name servers, continue >” e tenha uma mensagem de Parabéns no cloudflare. Neste momento não é necessário fazer mais nada para que o serviço comece a gerenciar o carregamento do blog, bem como torne o blog protegido em uma serie de itens.

obs: A vídeo aula apresenta um bônus mostrando como alterar o DNS em diversos serviços de hospedagens pela rede como UOL Host, Meus Dominios, Godaddy e RegistroBR.

Use o Plugin CloudFlare para Maximizar o uso no WordPress!

Quem usa a maravilhosa plataforma do wordpress, ainda conta com o plugin cloudflare, http://wordpress.org/extend/plugins/cloudflare/ para turbinar o uso da aplicação no blog.

Após a instalação do mesmo surge uma opção cloudflare na própria área de plugins. Nesta tela basta copiar as informações que estão na área “conta”, lá no cloudflare.com e colar na área do plugin dentro do blog.

Agora execute a rápida atualização do blog wordpress para que ele se torne mais apto para o serviço do cloudflare. Nada vai mudar no blog aos seus olhos após a atualização, ela apenas torna o blog ainda mais compatível com o serviço.

Volte ao Painel do CloudFlare e Espere completar a atualização do DNS!

Como mencionado, pode ser que demore ate que o serviço efetivamente entre em ação, ate lá terá uma mensagem em laranja no painel do cloudflare.com solicitando que espere, mas procure atualizar essa tela a cada hora para confirmar se o serviço já entrou em ação ou não.

Ao voltar e perceber que o serviço esta ativo, tenha a confirmação que daquele momento em diante parte do gerenciamento do blog esta na cloudflare. Com isso uma série de recursos e benefícios estão integrados e à disposição do blog automaticamente.

A começar pelo CDN, que são vários servidores espalhados pelo globo levando seu blog espelhado para facilitar o carregamento da página, como citou o celso lemes lá no Acelere e Proteja seu Blog ou Site com o CloudFlare.

Dica Importante ao adicionar um novo Subdomínio!

Já que o gerenciamento do DNS passou a ser feito pela cloudflare, de agora em diante, quando quiser adicionar um novo subdomínio não terá que fazer isso direto na conta de hospedagem, mas sim no próprio cloudflare como mostra o final da vídeo aula.

Vídeo CloudFlare WordPress!

http://youtu.be/1dOMIRCgLGY

Em breve voltarei para falar mais a respeito dos meus teste com o serviço do cloudflare. Por hora posso dizer que o serviço me parece ser muito interessante e de grande valia para quem deseja melhorar o desempenho do blog ou sistema online.

Apesar de não saber se na pratica todos os recursos e plugins do blog vão funcionar desta forma, acho válido ao menos um teste do cloudflare com um blog ou site de menor trafego, para somente após a confirmação passar a usá-lo nos seus principais projetos pela rede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *