Como Escolher o Nome do Blog?

Como Escolher o Nome para o seu BlogEstá prestes a criar seu primeiro blog na internet, mas está na dúvida sobre a escolha do melhor nome, afinal, não param de surgir combinações em sua cabeça e não sabe qual é a melhor para tornar seu futuro projeto popular.

Você está no lugar certo! Neste artigo apresento algumas dicas para ajudar nessa fase tão complicada, de modo a clarear as ideias sobre como escolher o nome do blog.

Nessa hora saiba que alguns vários fatores podem atrapalhar essa etapa, principalmente porque há muito a se pensar seja por “gosto pessoal”, “marca”, “nicho de mercado”, enfim, mas o melhor é se colocar na posição do leitor e procure ter um nome que consiga se comunicar bem com seu Publico alvo.

Antes de Escolher o Nome do Blog, Descubra quem é seu Publico alvo!

Que tipo de leitor pretende alcançar? Será que os visitantes serão todos do Brasil ou terá acessos do exterior também? (neste caso, um domínio de terminação “.com” possa ser mais sugestivo para o seu Blog se tornar popular no exterior, já que o .com é uma extenção universal.

A terminação do seu domínio ate pode influenciar no grau geográfico do seu futuro leitor. (pense nisso)

Claro que o gosto pessoal é sempre levado em consideração, afinal de contas, você pode escolher qualquer nome que desejar. Antes de deixar o fator gosto pessoal falar mais alto, pense no que pode pegar como tendência para o seu Publico alvo nos próximos anos, talvez sua resposta perfeita esteja nessa Analogia.

Ligar o nome do seu Blog ao nicho que pretende atuar, pode ser uma ótima estratégia se bem aplicada.

Uma Observação, basta algumas pesquisas no google para ver a quantidade de domínios que levam a palavra chave exata no seu nome. Há que concorde e discorde dessa estratégia por diversos motivos que não cabe comentar aqui hoje (senão vou sair do foco), mas ainda gosto desta abordagem, mas se a sua ideia é criar uma marca, algo que vá crescer no médio e longo prazo, então é melhor colocar um nome único, inteligente e diferenciado para cativar os leitores.

Procure imaginar os fatores que mais influenciaram o seu segmento nos próximos anos. Nessa hora, a antecipação pode sim ser uma grande sabedoria já que estamos no mundo digital, principalmente pela dificuldade de se encontrar um bom nome disponível para registro.

Pense sempre em utilizar o blog para construir e estabelecer a sua marca pela Internet, pois é através dele que os leitores vão ou não se identificar com você.

Um blog bem feito pode atrair milhares de pessoas com o mesmo interesse, e o simples nome do blog, tem muito peso nesse fator e isso, independente se o blog for para hobby ou diversão, tiver um propósito de fazer um dinheiro extra ou mesmo, será a cara da sua futura empresa.

Planejar demais nessa etapa nunca é de menos!

Sinta-se seguro, escolha o nome ideal e siga em frente com o nome do blog. Ao escolher, registre um domínio e garanta que ninguém mais irá pegar este mesmo nome.

Trabalhe duro no seu projeto para conquistar os Objetivos. Lembre-se sempre que a internet ainda está para ser reinventada e quem sabe, você seja o próximo protagonista da história.

Rogerio Gomes

um comentário

  1. Olá Rogério.

    Excelentes dicas para se escolher um nome para blog. De uma forma simples você foi direto ao ponto, eu mesmo acho muito complicado encontrar um bom nome, mas de agora em diante vou seguir suas dicas.

    Um grande abraço e obrigado por compartilhar do seu conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *