Como Escrever um Artigo de 1.000 Palavras no Blog?

COMO-ESCREVER-UM-ARTIGO-DE-1000-PALAVRAS-NO-BLOGAntes de entrar nesse assunto sobre como escrever um artigo longo no blog, você já percebeu que muito dos vários artigos que lê ao dia são pequenos e sem muita informação?!

Não é a toa que realizamos varias e várias pesquisas no Google para encontrar um determinado assunto de forma bem explicada, pois muitos falam de uma forma superficial, e incompleta, o que dificulta e muito para quem esta atrás de uma boa informação.

Isso não significa que todos os Artigos pequenos são incompletos!

Ate porque isso seria uma grande inverdade, mas é o que acontece na maioria dos casos.

Se tem um blog e almeja chegar ao Sucesso com muitas visitas, muitos links das redes sociais, milhares de leitores cadastrados e uma enxurrada de comentários recebidos todos os dias, já deve ter percebido que conteúdo de qualidade é fundamental para atrair mais leitores. Essa provavelmente é a característica daquele grande blog que você acompanha há um bom tempo, não é mesmo?

Não importa sobre o que é exatamente seu blog hoje, mas se conseguir escrever bons artigos de forma completa e bem abrangente, irá atrair a atenção das pessoas. Disso não tenha dúvidas!

As pessoas não estão interessadas em algo pequeno pra ler, ate porque, se esse fosse o objetivo, ela simplesmente entraria no Twitter, no Facebook, ou mesmo no Yahoo Respostas, que são referências na internet.

Mas o Visitante quer mais, pense Sempre sobre isso!

Se ele foi ate o google, fez uma busca e encontrou seu blog, dando a chance para conhecer um site novo, deixando de lado as referências que ele já tem e memorizou os endereços, é porque ele quer algo completo e não superficial sobre o assunto que procura.

É por isso que vale a pena caprichar e dar o seu melhor quando parar para escrever um artigo, pois mesmo que de um baita trabalho, levando algumas horas para ficar pronto, tenha certeza que o leitor vai perceber sua dedicação para produzir aquele artigo!

O seu blog não é, e nem será o primeiro ou o ultimo blog que o visitante acessa sobre o tema, mas se gostar do conteúdo ele tem grande chance de voltar e te acompanhar, apenas pelo seu empenho e dedicação sobre o que se propôs a escrever.

A Partir de Hoje, esqueça o “Artigo mais ou menos”!

Não vale a pena, vai por mim! Trabalho com blogs há 2 anos, e hoje posso afirmar que de todos os meus testes práticos, os artigos que geram maiores resultado são os maiores!

Pensando no longo prazo, isso é o que realmente funciona para mim.

Um artigo pequeno, pede outra busca no google para mais alguns outros artigos pequenos e nisso, o artigo que você perdeu alguns minutos nunca será uma verdadeira referência sobre o tema na cabeça do leitor!

Se for dedicar alguns minutos, porque não parar e dedicar mais alguns minutos no mesmo artigo (esticando para algumas horas), para deixar o artigo realmente completo sobre o tema tratado.

Se analisar o trabalho será quase o mesmo, basta esquecer o cansaço que é pensar em escrever um artigo longo de umas 1000 Palavras!

Se pensar em 1000 Palavras sem escrever nenhuma linha, verá que a Disposição vai embora tão rápido quando seu Pensamento!

Por isso, procure pensar já escrevendo na hora, nunca fique analisando a escrita na teoria, senão corre o risco de perder ótimas idéias que estão surgindo em sua cabeça a todo o momento.

Uma ótima dica para escrever um artigo longo sobre quase qualquer tema, é pensar que irá ministrar uma palestra no dia seguinte sobre o artigo que esta escrevendo, mas com um detalhe, na hora da apresentação você só pode levar pequenas anotações (ou sub temas) para se lembrar do que falar na hora para todos.

Isso deixa a coisa toda ainda mais fácil de ser desenvolvida, pois pare para analisar esse artigo ate agora, ele tem diversos sub-temas como,

  • – Isso não significa que todos os Artigos pequenos são incompletos!;
    – Mas o visitante quer mais, pense sempre sobre isso!;
    – A Partir de Hoje, esqueça o “Artigo mais ou menos”!;
    – Se pensar em 1000 palavras sem escrever nada, verá que a disposição vai embora tão rápido quando seu pensamento!;

Se tivesse apenas estes temas na mão, sei que teria condições de ministrar uma palestra sobre esse assunto, passando praticamente as mesmas informações que trago ate aqui.

Sub Temas ajudam a expandir facilmente a explicação do Assunto!

Se analisar a web em geral, verá quase que na totalidade essa regra sendo aplicada nos blogs que escrevem longos artigos por ai, independente de qual seja o segmento daquele blog, mas se o artigo for grande, ele com certeza têm vários sub-temas.

Tirando a Wikipédia (que tem uma função mais especifica a de ser uma referência quase que bibliográfica, sobre tudo que pesquisar) os blogs com longos artigos agem na maioria dos casos nessa linha de raciocínio dos sub-temas.

Ir criando sub-temas para explicar melhor o que esta escrevendo é uma ótima forma de criar um artigo longo, ou mesmo para iniciar a elaboração de um ebook, quem sabe no futuro…

O Artigo está Pequeno?
Calma, tenha mais Paciência consigo mesmo!

Não precisa sentar e já começar a escrever o tão esperado artigo de 1000 Palavras, calma, não se cobre tanto, nem se coloque tanta pressão assim logo de inicio.

Afinal de contas, estamos falando de uma abordagem completa sobre um tema que você gosta e conhece, então, presumo que tenha muito do que falar caso alguém te pare na rua e faça algumas perguntas referentes a esse assunto.

Se não tem o hábito de escrever artigos longos, é natural que vai ser um pouco difícil já soltar 1000 palavras, mas por outro lado, pode ser mais simples pensar que esse artigo será a junção de 5 artigos com 200 palavras cada um, o que na verdade seria um artigo com 1000 palavras, dividido em 5 sub-temas com umas 200 palavras cada tema, como muito bem disse o Vinicius Horta em “Escrever um ÓTIMO Artigo ou 5 Resumos Meia Boca?“.

Assim fica muito mais fácil pensar e começar a criar um artigo mais completo!

O que fazer quando não dá para Escrever mais?

Essa também é outro ponto que pode gerar maiores complicações, pois às vezes, você está lá motivado, escreveu, escreveu e escreveu, e quando viu somou 170 Palavras!

Nesse momento o desespero bate, a agonia toma conta, e a única coisa que você pensa é,
NÃO SOU CAPAZ DISSO, …
PRA MIM, É IMPOSSÍVEL ESCREVER UM ARTIGO DE 1.000 PALAVRAS!

Não seja seu pior Patrão assim, LOGO DE CARA!

Se o artigo não estiver saindo facilmente, tenha calma. Se isso acontecer, pare um pouco, saia do PC, vá relaxar sua cabeça e só volte quando estiver realmente calmo.

Hoje entendo porque nos escritórios do Google e Facebook, existem tantos itens de diversão para que os funcionários possam se distrair quando quiserem.

Falo isso porque ontem mesmo, além do grande calor, inventei de ficar gripado, rs, dai acabou ficando impossível parar para se concentrar e escrever alguma coisa.

Nesse caso, sai do PC, fui assistir desenho animado e depois fui jogar vídeo game, e no meio do jogo, acabei tendo uma ótima idéia, rs, e dessa idéia, hoje estou aqui escrevendo esse Artigo.

Tudo isso aconteceu porque minha cabeça estava relaxada! SEM PRESSÃO!

Saia relaxe e somente após volte, sente confortavelmente e vá retomar o artigo. Fazendo isso, verá que quando menos esperar, terá terminado seu artigo de 1000 Palavras e ficará orgulhoso consigo mesmo!

Mas esse orgulho não será apenas por ter escrito um artigo tão longo, mas por saber que você é capaz de fazer isso, ou de fazer qualquer outra coisa que realmente quiser, basta querer de verdade e fazer todo o possível para isso.

É como digo, “Se fosse fácil, seu vizinho já teria feito na sua frente, dai já não teria assim tanta graça, não é mesmo?”, rs.

Não tente Escrever 1000 Palavras sobre um Tema que não Conhece!

Não caia nessa armadilha consigo mesmo, pois se for tentar escrever um artigo longo, pare para escrever sobre um tema que você goste e conheça, pois caso contrário, ficará muito difícil esticar e detalhar o assunto.

Antes disso, vá pesquisar e aumentar seu nível de conhecimento sobre o tema, quem sabe assistir alguns vídeos explicativos e também, considere a possibilidade de falar com profissionais especializados da área.

E somente após ter uma boa base de conhecimento, comece a abordagem no Artigo!

Quando maior for sua base de conhecimento em cima do tema, mais fácil será para escrever um artigo completo e que possa vir a se tornar uma referência no Assunto.

Não se Concentre nas 1000 Palavras, ESQUEÇA ESSA BESTEIRA!

Esse também é um GRANDE erro de quem tenta escrever um artigo longo, pois se escreve um pouco e já vai olhar o contador de palavras para ver se já atingiu a meta, significa que seu comprometimento não é com o conteúdo, muito menos com a qualidade da informação.

Isso só mostra que quando chegar em 1.000 palavras, dará um jeito de acabar o artigo logo ali, PRONTO!

Você quer apenas um artigo com muitas Palavras ou muito Conteúdo?

Se realmente estiver interessado em escrever um artigo completo sobre o tema, não precisa se preocupar com as mil palavras, basta apenas se concentrar em escrever o melhor artigo sobre aquele assunto que você já leu ate o momento, somente isso já basta para chegar lá.

Quando maior for seu comprometimento em escrever e esclarecer o assunto aos olhos dos visitantes, mais fácil fica todo o processo de escrita.

Verá que de forma natural o artigo tende a se tornar maior gradativamente, e quando menos esperar, já estará na 5° página do word, assim como estou agora escrevendo esse artigo.

Não nego que olhei algumas vezes o marcador de palavras, mas quando olhei da primeira vez, ele ainda estava na casa das 500 palavras, após, já estava acima de 1200, dai em diante esqueci isso e me concentrei apenas na qualidade da informação que estava escrevendo.

Deixei a pressão de lado e fui escrevendo, me preocupando apenas em passar toda a informação que pudesse para esclarecer da forma mais completa possível.

obs: por curiosidade, terminei de escrever esse artigo no word, salvei, sai um pouco do pc, voltei, li novamente o artigo, corrigi alguns erros, salvei e sai novamente. Quando voltei, li novamente e ainda sim, corrigi mais alguns erros. Somente após me dei por satisfeito. E por incrível que pareça, no outro dia fui ler e ainda sim encontrei mais alguns erros. Veja a tamanha importância de fazer revisões no artigo.

Sem CANSAÇO ou PREGUIÇA!
Apenas com muita Força de Vontade!

Esse foi meu segredo! Escrever sem Comprometimento em Palavras, apenas me preocupando com você caro leitor, para que pudesse chegar aqui, ao quase final o artigo, entendendo realmente qual é o processo por trás de escrever um artigo tão longo.

Espero que agora com base nestas informações, você consiga escrever artigos maiores em seu blog, afinal de contas, conversando com colegas e analisando a situação da blogosfera em geral no Pós PANDA, artigos maiores e mais completos tendem a entrar na briga pelas boas posições nos buscadores, já artigos menores, bem, a coisa esta ficando cada vez mais difícil para eles.

É realmente difícil escrever um artigo de 1000 Palavras?

2 Comentários

  1. Opa Rogerio Gomes, então cara, tenho aqui uma dica que eu uso para "arrumar assunto" quando o artigo ficou curto. Antes de o publicar peço para alguém ler o artigo (de preferencia alguém leigo no tema), e com as perguntas que aparecem aí é material pra mais de 1000 palavras rsrsr
    E… nossa que artigão rsrsr Ficou show!

  2. Recebo sempre seus artigos (e inclusive tenho uma pasta no meu email com todos eles) e regularmente relei-os . O mesmo com o Criar Sites do Celso Lemes , alias vocês são uma excelente dupla , um com a parte “mecânica” e o outro com a parte “funcional”, parabéns a ambos pela parceria ,não poderia ser melhor. O conteúdo deste artigo ira ajudar-me bastante , pois AINDA não trabalho em meus blog´s neste sentido, e não fico com a menor duvida de que o CONTEÚDO é o caminho pela valorização do blog.
    Tenho agora que focar neste rumo , trabalhar para melhorar e verificar o resultado.

    Muito obrigado pelas informações passadas!

    Abraços motociclistas
    Guru

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *