Como Escrever um Artigo no Blog?

Como Escrever um Artigo no Blog?Parece simples, mas muitas pessoas não sabem realmente como escrever um artigo no blog de forma correta, e olha que não estou me referindo ao conhecimento que a pessoas tem sobre o assunto em questão!

A forma que vou ensinar hoje irá lhe ajudar e escrever artigos com menos erros de português e ao mesmo tempo, irá lhe ajudar a escrever um artigo mais otimizado aos buscadores.

Primeiro passo para escrever um artigo no Blog!

Sempre começo escrevendo o artigo no bom e velho editor de textos, uso o “Microsoft Office 2007”, e apesar de não atualizado com as novas regras da língua portuguesa, ele me ajuda e muito.

Após terminar de escrever o artigo, dou uma rápida lida para ver se não existe nenhum erro grave no meio do artigo.

Segundo passo para escrever um artigo no Blog!

Após escrever, copio e colo o conteúdo do artigo no editor do blog, já que nesta versão do Office 2007, ele não gera nenhuma tag de HTML desnecessária e o código do artigo fica limpo, me permitindo copiar e colar direto sem problemas no código.

Após isso, o texto é automaticamente submetido ao plugin Verificador Ortográfico para Português do Brasil, uma extensão do Firefox que varre novamente o artigo dentro do editor do wordpress e caso tenha alguma palavra errada, ele já me avisa, ou seja, essa é a segunda verificação ortográfica que submeto meu artigo.

Terceiro passo para escrever um artigo no Blog!

Nesse momento procuro arrumar as formatações dentro do editor no wordpress (como cor da fonte, negrito, itálico, h2, h3, enfim).

Após isso parto para trabalhar uma imagem para o artigo, como gosto de personalizar as imagens que posto, esse é um momento que também me dedico, afinal de contas, uma imagem vale mais do que mil palavras.

Quarto passo para escrever um artigo no Blog!

Pronto, agora é hora de visualizar o artigo para se ter uma ideia de como irá ficar para os visitantes, onde aproveito para ler mais uma vez o que escrevi, mas desta vez, com mais calma para tentar pegar algum erro ou uma frase mal expressada.

Caso encontre algum erro nesse processo, já corrijo de imediato e clico novamente em visualizar para conferir o artigo atualizado.

Quinto passo para escrever um artigo no Blog!

Como o artigo não tem nenhum erro, chegou a hora de trabalhar a contextualização do artigo, ou seja, é nesse momento que vou procurar palavras chaves dentro do artigo, para criar um link para outros artigos que já escrevi dentro do blog.

Esse processo de contextualização ajuda o visitante a encontrar seu conteúdo, pois caso se interesse, pode ir navegando por outras páginas dentro do seu blog.

E outra, a contextualização ou melhor, o processo de criar links para outros artigos, ajuda e muito na otimização do artigo (SEO).

Sexto e Ultimo passo para escrever um artigo no Blog!

Terminada a contextualização, clico em visualizar novamente para ver se esta da forma que planejei e se for o caso, aproveito para realizar mais alguma correção.

Pronto, depois destes passos posso dizer que o artigo esta pronto para ser publicado oficialmente no blog.

Você se assustou com a quantidade de Procedimentos?

Esse é o meu processo para escrever artigos e sempre faço todos eles, pois antes de começar a trabalhar com blog, nunca gostei de escrever, por isso, tomo minhas precauções para evitar ao máximo que os visitantes se deparem com erros de português pelo artigo.

Espero que estas dicas sejam úteis para que daqui em diante, você também se livre ao menos, da maioria dos erros de português e passe a melhorar cada vez mais sua escrita, seja para os olhos dos visitantes, como dos buscadores.

Como é o seu Processo para Escrever um Artigo no Blog?

5 Comentários

  1. Olá Rogério,

    Itinerário curioso para escrever. Acho que vou começar a assemelhar os meus passos aos seus. Eu faço assim:
    *Escrevo o artigo na própria plataforma (utilizando no navegador o corretor ortográfico) e fazendo as devidas formatações;
    *Escolho uma imagem na internet;
    *Escrevo as tags, palavras-chave, título, descrição do plugin de SEO;
    *Linco para outros artigos;
    *Otimizo os links externos;
    *Visualizo;
    *Posto;

    Mas a sua metodologia me fez pensar…Quem sabe eu não mudo um pouco a sistemática!

    Abraço!

    • Acho que não precisa mudar muito, basta escrever primeiro no editor de textos, pois esse primeiro corretor ortográfico ajuda e muito, após isso, copie ao wordpress e siga normalmente seus outros passos.

      Depois volte para comentar os resultados.

      Abraços!

  2. Olá Rogério!

    Eu sigo mais ou menos esses passos também, com uma única diferença, que você utiliza dois corretores ortográficos diferentes, realmente gostei da idéia! Vou procurar pelo Verificador Ortográfico para Português do Brasil, um pouco de cuidade nunca é demais rsrsr

    Abraço!

    • Não mesmo vicinius, já que uma vez que o artigo foi publicado, ele vai direto aos seus leitores de feed, então, para não correr esse erro, prefiro me precaver, por isso acabei criando esse hábito nas postagens.

      Abraços!

  3. Olá Rogério,
    Eu queria saber como é que eu posso registrar uma conta de blog o meu computador é Windows 7 e no Word 2007 ele tem como ir direto para Publicar mais quando eu clico e termina de carregar pede para inserir a conta de blog ou registrar uma conta de blog.Como registro essa conta ou crio ela?

    Bjsss

    Eduarda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *