Como Otimizar os Anúncios do Google Adsense?

Como Otimizar os Anuncios do Google Adsense?Você já parou para pensar que talvez a melhor de forma de aumentar os ganhos do seu blog seja trabalhar na Otimização de Anúncios do Google Adsense. A regra aqui é simples, “Procure Aumentar a Taxa de Cliques!” (taxa de CRT dos anúncios).

Essa Artigo é voltado para as Publicidades do Google Adsense, caso ainda não conheça, confira o Artigo, “Como Ganhar Dinheiro com os Anúncios do Google Adsense?“.

Talvez esta, seja uma questão simples para alguns ou muito difícil para outros, mas uma coisa é certa, não existe formula mágica pois o que funciona para um, muitas vezes não funciona para outro.

E cabe a você, descobrir a melhor forma de otimizar os anúncios no seu blog.

Otimizar os Anúncios significa receber mais Cliques!

E não tenha dúvidas disso. Quanto mais otimizados estiverem os seus Anúncios do Google Adsense, melhor será a sua taxa de cliques recebidos nos anúncios que por sua vez, trarão mais dinheiro para o blog.

Acredito que muitas pessoas tentam logo de cara mudar o posicionamento dos anúncios, mas as vezes, uma simples mudança no padrão de cores pode resolver o seu problema.

O Segredo é Otimizar os Anúncios!

Parece ate que estou sendo repetitivo no que estou falando, mas não, quero apenas que decore e entenda a tamanho da importância por trás de mudar a cor do anuncio ou mesmo o seu posicionamento. Procure nunca se acomodar, mesmo quando achar que já esta bom.

Para exemplificar o que estou falando, confira essa imagem abaixo que mostra claramente a diferença de um anuncio normal e um otimizado:

Como Otimizar os Anuncios

Obs: Tabela ilustrativa com Impressões x Cliques.

Veja a grande diferença de cliques recebidos nestes anúncios. Um tem mais de 20.000 exibições mas no entanto, perde feito na quantidade de cliques para outro anúncio que teve 12.000 impressões.

E quase a metade de impressões, mas por outro lado, este recebeu mais da metade de cliques do que o outro. Isso se deve ao fato de comparar um anúncio extremamente otimizado com um nem tanto assim, rs.

O que você precisa começar a observar é a sua taxa de CTR dos anúncios, se ela estiver abaixo de 1%, é sinal de que precisa trabalhar mais em cima da otimização dos anúncios.

O que Fazer para Otimizar os Anúncios no Blog?


De primeira instância e ate por questão de dar menos trabalho, procure mudar a cor dos anúncios, isso já surte um bom efeito.

Caso não resolva, insista em mais uma ou duas tentativas de cores. Recomendo deixa por uma semana cada mudança a fim de observar se surtiu algum efeito ou não.

Se mesmo após umas três tentativas de cores, você não notar nenhuma mudança, talvez seja hora de pensar em mudar o posicionamento dos anúncios.

Procure deixá-los em destaque na parte superior do blog, como mostra um exemplo do Famosos Mapa de Calor divulgado pelo Google.

Mapa de Calor do Google

Procure deixar os anúncios posicionados nas áreas mais quentes da página.

Também indico conferir uma ferramenta do Google chamada de “Brower Size”, que permite visualizar o blog dentro da marca de dobra da página, ou melhor, ela mostra qual área do seu site que fica visível ao usuário sem que ele utilize a barra de rolagem.

É importante que seu anuncio esteja a mostra dentro da dobra, para que consiga melhorar a taxa de CRT e conseguir mais cliques nos anúncios.

Indico conferir o Artigo, “Como Aumentar os Ganhos do Google Adsense com o Browser Size”, que escrevi no CriarSites.com mostrando na prática essa ferramenta.

Espero que após a leitura desta artigo, tenha ferramentas e conhecimento suficiente para mandar ver e aumentar de vez a taxa de CTR dos anúncios, para que possa finalmente aumentar os ganhos com o Google Adsense.

Obs: Mas não se esqueça que o Importante é Conteúdo, procure trabalhar estas dicas após escrever os seus artigos do dia, tudo bem.

Na sua opinião, Qual o item mais importante na hora de Otimizar os Anúncios do Google Adsense?

Rogerio Gomes

16 Comentários

  1. Olá Rogério!

    Já fiz muitos testes com o Adsense, e para mim o que da mais resultado na maioria das vezes é fazer uma mudança sutil. nas cores dos anúncios. A mudança de cores, acaba com a “cegueira” de anúncios dos visitantes por um determinado tempo, e mesmo aqueles que deixaram de notar seus anúncios a algum tempo, podem vir a voltar a clicar neles.
    Quanto a posicionamento, sempre coloco na posição de destaque, na expectativa de que seja sempre visto.
    Parabéns pelo artigo!
    Abraço!

    • Olá Matheus,

      Muito bem citado sobre a, “cegueira” de anúncios, por isso que de tempos em tempos temos que mudar e buscar novos padrões de cores para os anúncios do google adsense.

      Justamente para não deixar cair no esquecimento dos visitantes.

      Obrigado por complementar o artigo Matheus!

      Abraços!

  2. Nunca tinha entendido muito bem como funciona essa questão dos anúncios do Adsense.
    Depois do seu artigo, comecei a pesquisar para entender um pouco melhor e aprender a interpretar os dados dos anúncios.

    Abraços Rogério.

    • Olá Jeferson,

      Não precisa conhecer a fundo, ate porque isso pode ajudar e muito a tirar a concentração sobre a criação de conteúdo no seu blog, rs, mas é bom conhecer o que são aqueles dados e como interpretá-los, isso realmente ajuda.

      Abraços e Obrigado pelo comentário!

  3. Estou comentando aqui no final(ou primeiro artigo sobre Adsense) . Vc fez vários artigos sobre Adsense e o principal deixou de lado: como colocar Adsense posicionando os anúncios entre o conteúdo da página.

  4. Quando eu publicava artigos do tipo curiosidades, videos e etc, o meu CTR era de 0,89 . Aí resolví reformular o blog e apenas publicar dicas uteís do tipo concursos, empregos, e outras centenas de dicas. Hoje o meu CTR está em 3,76%, as minhas visitas aumentaram muito, antes recebia 90 visitas/dia, hoje estou recebendo em média 530 visitas/dia e contabilizando em média 40 cliques/dia. Os valores dos cliques estão altos e estou super satisfeito com o AdSense.

    Se desde o começo do meu blog eu já soubesse de todas as informações que tenho hoje o meu CTR estaria por volta de 7,0%.

    O monitoramento que faço diariamente no Adsense provou que 70% dos cliques que recebo, são dos dois anuncios 250 x 250 que ficam abaixo dos posts. Talvez seja porque, quando um visitante lê um post ele procura diretamente o inicio do artigo e não quer nem saber o que tem acima dele (anuncios), mas a situação muda quando o leitor está no fim do artigo e automaticamente ele acaba lendo os anuncios que estão abaixo do post, assim triplica-se a chance dele clicar no bendito anuncio. Está técnica funcionou muito bem no meu blog!

    Outra técnica que uso, fez e está fazendo eu ganhar em média 190,0 reais por mês com o MercadoSócios, mas vou publicar essa técnica em um artigo dáqui alguns dias. Um resumão desta técnica é: “publicar dicas que envolvam produtos que as pessoas de determinado nicho escolhido precisam e que são muito pesquisadas no Google. ” Um exemplo é o artigo que publiquei: “Asepxia Brasil – Como Acabar com a Acne, cravos e espinhas” http://www.mini-dicas.com/2010/06/asepxia-brasil-como-acabar-com-acne.html. No final desse artigo há um link traqueado para comprar o Asepxia no Mercado Livre, a maioria das pessoas se cadastram no Mercado Livre pra comprar o Asepxia, assim eu ganho os 5 reais de indicação e mais a comissão de venda do produto.
    O Banner do Mercado Livre que há em cima dos posts no meu blog me rendeu pouca coisa, a grande sacada foi os links traqueados nesses artigos.

    • Olá David,

      Puxa, Obrigado por disponibilizar seu tempo e conhecimento compartilhando uma rica experiência pessoal, tanto a nível de otimização dos anúncios, como em dicas com programas de afiliados.

      Particularmente, também não tive sucesso com artigos genéricos, aqueles que ate atraem muitas visitas, mas que dificilmente se convertem em algo, agora, artigos de qualidade e principalmente focado em uma palavra chave, sempre tendem a dar bons cliques!

      E se juntar isso com um bom posicionamento dos anúncios dentro do blog, tendem na maioria das vezes a gerar bons trocados.

      Torço pelo seu Sucesso David!

      Grande Abraço!

  5. Otimas dicas cara vou implementar no meu blog pra ve se melhora um pouco as coisas

  6. Meu amigo vc pode me tiar uma dúvida? Seguinte…(por exemplo para um período do dia) no Google Analytics tenho 200 Visualizações de página de hoje. Quando vou ao Google Adsense vejo: 50 Impressões de página. Porque toda essa diferença? A lógica não seria tudo igual?

    • Ola Walter, tudo bom!

      Estranho, mas indico analisar os relatórios do analytics para saber de onde foram geradas essas visualizações, é provável que não estejam sendo contabilizadas, justamente por terem sido geradas de um único IP, é a minha opinião.

      Também procure tomar cuidado com programas de autosurf, se esta for o seu caso.

      Abraços!

  7. Realmente Rogério pode ser que seja isto mesmo. Aliás vc saberia dizer como fazer para que o Analytics não conte meus acessos?

    E por getileza, o que seria”tomar cuidado com programas de autosurf”?

    • Mas isso é bom Water, ele consegue contar tanto os visitantes únicos como os de visualizações (pageviews), assim você tem um controle quase que total sobre as visitas do seu blog.

      Na página inicial da sua conta do analytics, você consegue visualizar estas duas informações, de uma olhada.

      Sobre o AutoSurf, Resumindo, seria uma especie de sistema para troca de visitas, onde eles costumam gerar muitas visualizações. Citei apenas se este fosse o seu caso, mas pelo visto não é.

      Digamos que o sistema do Google Adsense não gosta muito de sistemas de troca de visitas, pois geram muitas impressões dos anúncios de forma desnecessária.

      Citei apenas por observação, mas sinceramente se não é o seu caso, indico não perder tempo pesquisando sobre eles, melhor se dedicar a escrever novos artigos de qualidade no seu blog, vai valer muito mais a pena no médio e longo prazo.

      Grande Abraços Water!

  8. Tô procurando e não acho. Todo mundo manda otimizar mas não ensina como colocar anuncio do adsense dentro dos posts. Não basta “jogar” umas linhas de códigos na internet e não ensinar como e onde incluir aquelas linhas. Mas não desisto. Um dia acho um tutorial bem decente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *