Como se Planejar para Manter o Blog?

Como Planejar seu Tempo para Escrever no BlogEssa é uma das principais coisas que ajudam e atrapalham ao mesmo tempo. Ajuda porque se bem programado, você consegue fazer muitas em simultâneo, mas caso não se organize poderá se perder e ficar frustrado ao final do dia.

Neste artigo vou dar algumas dicas para quem deseja se organizar melhor para manter e escrever no seu blog.

Eu já tentei muitas formas e vou descrever neste artigo qual é a melhor para mim no momento, se caso mudar, vou escrever um novo artigo.

Organização não é uma das tarefas mais fáceis, apesar da palavra ser muito bonita, colocá-la em prática no dia a dia não é tão simples.

Eu já tentei me organizar pelo Excel anotando todos os meus afazeres diários, mas o problema é que nem sempre deixava o Excel aberto e com isso, acabava não seguindo minha lista corretamente. O que acabava mais uma vez me deixando frustrado por não ter feito o que planejei.

Já tentei usar um Software de Post It na área de trabalho, mas também me esquecia de olhar, porque sempre tinha uma janela na frente, e fora a bagunça que eu deixava.

Agenda, bem, ela ainda não funciona comigo, quando pulava alguns dias mais uma vez tinha uma boa bagunça por lá.

Por incrível que pareça, para me ajudar nos afazeres pessoais, nos projetos de sites, na programação das aulas e na manutenção dos meus blogs, eu acabei por usar um caderno, sim, um caderno comum.

Ta, mas e ai? O que esse caderno tem de tão especial para ajudar a manter o Blog?

Bem, vou então dar as dicas que me ajudaram a melhorar o meu desempenho com a pesquisa e postagens nos Blogs.

Tenho uma parte no caderno onde destino para organizar idéias, assim, sempre que tenho uma nova idéia para um artigo, corro e escrevo. Como se fosse uma área com títulos de artigos que pretendo escrever. Tenho muita coisa anotada lá.

Assim já acabo com o problema da falta de idéias.

Já com o que vou fazer no dia a dia, eu vou anotando de hora em hora o que eu fiz, pode parecer estranho, mas isso me mantém focado e não me deixar esquecer os afazeres diários.

Não sei você, mas um clique errado no Dihitt ou em qualquer outro bom site, te lava para 1 hora sem produtividade no blog, nem sempre isso é bom para o seu trabalho.

Quanto as tarefas, eu procuro organizar por ordem de prioridade de 1 ao 5. As mais importantes ganham 5 e as menos 1.

Assim, ao longo das horas que tenho disponível, eu me dedico o máximo possível para cumprir as principais tarefas do meu dia.

Pode parecer que uso uma espécie de agenda, mas talvez seja uma agenda totalmente personalizada, assim não me mato para adaptar as minhas idéias nos campos de uma agenda formal, mas sim, adapto o simples caderno para os meus afazeres e objetivos.

Em sua opinião, qual é o melhor método para ser organizar no dia a dia?

8 Comentários

  1. Olá, parabéns pelo post.
    Entendo que é necessário disciplina. Reserve 1 hora por dia para se dedicar ao blog e mantenha esta ação constantemente.
    Abçs.

  2. Fundamental se organizar para melhorar a performance do seu blog. Quanto a falta de idéia você já pensou em usar o Skribt ele é ótimo para conseguir ideias de artigo para seu blog.

    Entre nesse endereço do blog Gerenciando blog http://www.gerenciandoblog.com.br/2009/12/skribit

    Muito bom.

  3. Bá, ultimamente o a desorganização ta me matanto, não to conseguindo blogar, e isso não é bom para o meu blog.

    Mas, acho que vu seguir sua dica vamos voltar para o bom e velho caderno.
    Um abraço!
    Fabio Vasconcelos

    • Olá Fabio,

      Que tal se antes de tudo você parasse e planejasse as coisas, assim evitaria a desorganização. Faça isso antes de começar o dia ou no Domingo à noite.

      Legal a sua Loja do Mercado Livre, depois volta para compartilhar se teve resultado com ela.

      Abraços

  4. A organização e o planejamento na minha opinião é a chave do sucesso.

    Tenho um projeto muito rentavél e inovador em mente, mas só estou precisando de parceiros para ajudar no desenvolvimento pois é muito trabalho só para uma pessoa, já conto também com o apoio e parceria do Silvio do blog "Grana Sempre". A idéia é desenvolver um portal de nicho focado em dinheiro, que será desenvolvido no CMS Joomla.

    • Muito bom seu Projeto, separe um bom tempo para organizar as idéias no papel, esse é o melhor caminho.

      Precisando de ajuda, só deixar um comentário.

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *