Cuidado com o uso Excessivo das Meta Tags nos seus Artigos

Cuidado com o uso excessivo das Meta TagsEsse é um problema que aprendi na pratica! Já cheguei a inserir muitas meta tags em um artigo em especifico pensando que ele fosse subir no posicionamento, mas acabei me prejudicando pois perdi muitas posições nas buscas.

Quando estiver escrevendo seus Artigos, tome muito cuidado com a quantidade de tags que você insere.

Pelos meus testes, não cadastre mais do que 5 ou 7 tags em um único artigo, esse é um bom número para se trabalhar.

Talvez uma outra estratégia seria nem cadastrar as meta tags assim que criar o artigo, digo isso porque você não terá tanta certeza sobre qual é o termo que realmente é interessante focar nas tags de inicio.

Devo inserir tags de uma única palavra chave?

Talvez sim, talvez não, mas uma coisa é certa, é muito difícil conseguir pegar um bom posicionamento com uma única palavra chave, pois a concorrência aumenta a cada dia.

Quem sabe adotar a estratégia de deixar seu artigo sem tags e cadastrar algumas com o tempo não seja uma má ideia.

Então não Devo Cadastrar nenhuma tag ao Criar um novo Artigo?

Também não é isso que eu quis dizer, eu, por exemplo, não costumo deixar os artigo sem tags, na maioria das vezes eu cadastro algumas.

O que não costumo fazer com muita frequência é deixar uma única palavra chave como meta tag, justamente pelo dificuldade de pegar um bom posicionamento.

Arrisque e se Aventure nas Frases

É muito mais fácil você conseguir um bom posicionamento em uma frase, do que em uma única palavra em si, então talvez não seja uma má ideia deixar o seu artigo sem tags, esperar as buscas agirem e com o tempo você estuda as melhores opções de tags para otimizar o artigo.

Essa é a estratégia que venho adotando com o tempo e confesso que estou gostando dos resultados.

Se descobrir alguma outra estratégia que funcione melhor, vou publicar por aqui.

Você costuma cadastrar várias tags assim que cria o artigo?

4 Comentários

  1. Desculpe mais só fiquei confuso ao ler seu post, não leve a mal mais n creio que tenha embasamento no que postou, no meu ver o uso de meta tags é de grande valia para ajudar a rankear bem um site, tbm ajuda a que os crawlers consigam encontrar mais rapidamente sobre quais palavras-chave o assunto é relevante e em outros motores de busca tirando o google as meta tags tem ainda mais valor! Ao meu ver o uso delas ja ao ser criado o artigo “post” é de fundamental importancia, mais claro tudo em exesso traz maleficios principalmente no SEO.

    • Olá Michel, tudo bom!

      Se o Artigo for realmente focado em uma palavra chave, não necessariamente você precisa de Tags de inicio, pelo fato do texto já ter sido focado em uma palavra chave.

      O que eu procurei deixar claro Michel é que as vezes escrevemos um artigo focado em determinada palavra chave, mas com o tempo, os “crawlers” acabam te posicionado em algumas long tails especificas, que muitas vezes são vertente daquela mesma palavra chave que você focou no inicio, ok.

      Nessa hora, é mais proveitoso para o seu site se posicionar justamente nessas long tails especificas, visando conseguir double listing nos resultados de busca.

      Não é uma regra, mas dentro do possível eu prefiro trabalhar em cima de 5-7 tags, e em alguns casos deixo o artigo sem tags de inicio, justamente para trabalhar estas long tails especificas com o tempo, visando justamente as double listing.

      Assim, tenho no final das contas entre 5 e 7 tag totalmente focadas para tirar o máximo proveito das buscas, ou seja, utilizando poucas tags para não inflar o artigo e correr o risco de ser penalizado, como já aconteceu em meus testes.

      Bem, apesar de concordar e entender a sua opinião, nos meus testes nos blogs que mantenho (de segmentos totalmente diferentes), acabei obtendo bons resultados com esta prática, mas é como dizem, cabe a você conhecer e tomar as melhores decisões nas suas práticas de otimizações por ai, tudo bem?

      Obrigado pelo seu ponto de vista Michel e por enriquecer o Artigo!

      Abraços!

  2. O aprimoramento de uma página para consquistar ainda melhores resultados otimizando para long tails é uma boa pratica e depende de consultoria constante de como os visitantes acabam por encontrar a página, a variação das tags com uso de diferentes combinações com a palavra chave principal, ou seja o foco da página, ajuda a aumentar ainda mais os visitantes. Agora compreendi melhor o seu ponto de vista e consegui compreender o artigo, até! Mais continuo achando que o uso de tags em um post logo de inicio é fundamental para uma boa colocação!

    • Isso mesmo Michel, um acompanhamento de 3 em 3 meses esta ótimo!

      Desta forma evita de inserir tags desnecessárias dentro do seu artigo. Faça um teste qualquer dia destes com um texto bem segmento para uma determinada palavra chave, se possível, depois volte para comentar os resultados.

      Abraços e Boa Sorte nas Otimizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *