Dia das Mães, Setor de Encomenda Rapida comemora

As empresas de encomendas expressas vêem um Dia das Mães muito mais gordo este ano. Na JadLog, as entregas no período que antecede a comemoração estão 88% mais aquecidas, enquanto nos Correios, o volume geral de encomendas avançou 18%, destes, 66% só na parte do encomendas via comércio eletrônico (e-commerce),


setor em que empresa detém mais de 50% do mercado nacional. A PostNet, rede de franquias para remessas ao exterior, calcula 35% de incremento para a data.

Ricardo Fogos, gerente corporativo de Encomenda Econômica dos Correios, segmentou o avanço das encomendas no período. “Houve crescimento de 18% no setor de encomendas, em relação ao mesmo período de 2007; dentro dele, as encomendas expressas aumentaram 7%, e no produto desenvolvido para a entrega de itens de comércio eletrônico, chamado e-Sedex, o avanço atingiu nível recorde, de 66%”, dimensionou.

Fogos explicou que os itens de comércio eletrônico, telefonia e cosmética estão entre os principais produtos que possibilitaram alta demanda neste ano, em sua maioria encomendados via Internet, demonstrando o potencial desse nicho para empresa.

Para se ter uma idéia, os Correios entregaram, no ano passado, mais de 730 mil encomendas. Em 2008, a expectativa é de que esse número ultrapasse as 780 mil. Em 2007, a estatal também registrou um lucro líquido de R$ 830 milhões, dentro do faturamento de R$ 10 bilhões, cifra que deve chegar aos R$ 10, 750 bilhões este ano, de acordo com as projeções econômicas divulgadas.

Outra que comemora o aquecimento às vésperas do Dia das Mães é a JadLog, especializada na entrega de cargas expressas fracionadas; em abril, ela observou um crescimento superior a 82% no volume, em comparação a igual período do ano passado.

Entusiasta da aceleração do segmento de e-commerce no País, Ronan Hudson, diretor da JadLog, reafirmou a importância das vendas pela rede mundial de computadores para seu negócio. “As empresas que comercializam produtos pela Internet já representam 13% do nosso faturamento e 20% do volume de encomendas, e o Dia das Mães deve ampliar ainda mais esta participação”, afirmou o diretor.

No volume mais expressivo de encomendas, a entregadora revelou que o carro-chefe do aquecimento são os produtos de vestuário, seguidos pelos eletroportáteis, além de livros e CDs. Com clientes espalhados por todo o País, entre os setores de indústria e distribuição, um dos mais atuantes nos pacotes originados no comércio eletrônico é a Livraria Saraiva, cujo contrato foi recentemente fechado pela JadLog. Entre os clientes do e-commerce que passaram a utilizar os serviços de encomendas, estão empresas como a Livrarias Saraiva. Além da livraria, são parceiros da empresa UPS United Parcel Service, DHL Express, Scopus, Daimler Chrysler e Editora Siciliano.

A empresa também continua com seu plano de expansão de franquias, que, neste mês, ultrapassaram as 270, contra as 242 do mês de março. Para abrir uma unidade JadLog, o investidor desembolsa de R$ 15 mil a R$ 30 mil, sem contar a taxa de franquia. Com esse avanço, a corporação diz crescer a uma média de 10% ao mês desde que começou a atuar, atingindo mais de 780 mil volumes entregues, ou 1,8 milhão em quilos de carga. Como meta, até o final do ano, terão sido transportados 6,5 milhões de quilos, o equivalente a 1,5 milhões de itens movimentados. Em 2008, a previsão é de que a empresa alcance um faturamento da ordem de R$ 50 milhões, cerca de 60% a mais do que os R$ 27 milhões conquistados no ano passado. Já são 5,4 mil as localidades atendidas pela JadLog, companhia que também conta com uma frota de 200 caminhões e 25 aeronaves.

Mercado
Não é à toa que empresas como os Correios e a Jad Log comemoram o Dia das Mães, que é a segunda data mais importante para o varejo, só perdendo para o Natal, potencial que, combinado ao aquecimento econômico e ao avanço do comércio eletrônico, impulsionou as empresas de entrega expressa. Dados recentemente divulgados pela consultoria e-bit revelam que as vendas via Internet na comemoração de maio deste ano serão 55% maiores do que as do mesmo período do ano passado, somando R$ 445 milhões entre 25 de abril a 11 de maio.

A média do presente comprado através da rede mundial de computadores vai subir de R$ 304, no ano passado, para R$ 315 em 2008, havendo a possibilidade de maior parcelamento e de preços mais atrativos.

Internacional
Com 21 lojas espalhadas pelo País, a rede de franquias PostNet, especializada no envio de encomendas ao exterior, comemora um incremento de 35%, em pacotes, nos últimos dias – o dobro do habitual.

Luis Sartoratti, gerente de Expansão da rede, observou que em datas comemorativas há um avanço médio de 15%, bem menor do que se viu nas últimas semanas. “As pessoas estão presenteiam as mães que se encontram fora do País, enviando artigos femininos, como roupas, sapatos, cosméticos e até chocolate”, contou. Diariamente a PostNet envia cerca 100 pacotes, e entre as lojas mais movimentadas estão a da Avenida Consolação, no bairro dos Jardins, e a do Paraíso, ambas na cidade de São Paulo.

Nas franquias, é possível enviar encomendas para fora do Brasil, pelas maiores empresas do mundo, DHL Express, FedEx e UPS. Neste ano, a rede pretende inaugurar mais 10 lojas, especialmente no Sul do Brasil e no Rio de Janeiro, regiões em que observou forte potencial econômico. Hoje, existem franquias no Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.

Empresas especializadas em encomendas expressas, como os Correios, a JadLog a as franquias PostNet, comemoram incrementos entre 35% e 82%, nas entregas de pacotes com presentes para o Dia das Mães.

Fonte: DCI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *