Dicas para Escolher e Registrar um Bom Nome de Domínio na Internet!

Dicas-para-Escolher-e-Registrar-um-Bom-Nome-de-Dominio-na-InternetSe acertar na hora de escolher o nome do domínio do site ou blog, podemos dizer que terá uma boa chance de chegar ao sucesso, mas se errar na escolha do nome, bem, sua caminhada poderá ser mais longa e árdua.

O problema é saber diferenciar um bom nome de um nome ruim para o seu tipo de negocio, pois não basta apenas dizer “esse nome é bom”, sem saber exatamente para qual será a sua principal utilidade.

Primeiro defina o seu tipo de negocio, pense bem sobre o tipo de serviço que vai prestar, procure imaginar que tipo de visitante deseja atingir, veja quanto tem disponível para divulgar sua marca pela rede, e somente após levantar todas estas questões é que deve começar a procura por um nome de domínio na internet.

Um Nome voltado ao seu Negocio ajuda, mas não é tudo no pós Panda!

Antes do agosto, ou melhor, antes da atualização do google panda, digamos que se queria aparecer no termo “fazer blog”, bastava procurar um bom nome no meio, escrever alguns poucos artigos e pronto, em questão de dias seu site ou blog estava bem posicionado, sim, fácil e sem maiores complicações.

Porém, rs, após a atualização do Google Panda (em agosto de 2011), a coisa já não está mais neste patamar, pois o que vejo muitas vezes é a marca do produto sair bem a frente do simples nome de domínio relacionado ao produto ou serviço.

Neste caso, antes de simplesmente pegar um nome de domínio porque tem haver com o produto, tome muito cuidado com o tipo de conteúdo que vai trabalhar no blog, pois é ele quem irá dizer se o blog sobe nas pesquisas ou desce penalizado por conteúdo duplicado.

Pense e pesquise bastante nesta aparentemente simples etapa, pois é através dela que seu trabalho ou prestação de serviço ficará conhecida na internet. Se o nome do domínio for bom e de fácil assimilação, ele será gravado facilmente na cabeça dos visitantes, mas caso contrário poderá ser um grande problema ao marketing do seu negocio.

O que considerar na hora de escolher o Nome de Domínio?

Abaixo vou listar alguns itens a considerar e muito na hora de escolher um bom nome de domínio, pois como citei, vai depender muito de que estratégia você pretende traçar.

Cabe a você analisar e julgar sobre a importância de cada item ao seu novo site e após isso, siga em frente no registro do domínio, já que muitas vezes a teoria é uma coisa e a pratica é outra totalmente diferente.

Palavra Chave no Nome de Domínio!

Essa é sem sombra de dúvida um item importante já que ele diz muito sobre o site sem nem mesmo o visitante ter acessado. Hoje em dia sabemos o que é a submarino pela sua grande publicidade pela web, já associamos isso há uma loja virtual de referência, mas será que era assim quando ninguém conhecia a marca?

É muito mais fácil escolher o nome de domínio com uma palavra-chave relacionada, pois ajuda nos motores de busca e ao mesmo tempo economiza uma grande bolada em publicidade para tornar a marca conhecida. Se trabalhar bem o conteúdo (evitando conteúdo duplicado), tende a subir bem nas buscas e a ganhar uma boa publicidade gratuita pela internet.

Aqui temos dois lados, o ruim, já que os melhores nomes de domínio estão ficando cada vez mais difíceis de serem encontrados justamente pela grande busca pelos melhores segmentos, vira e mexe escutamos falar que tal nome de domínio foi vendido por valores milionários, e não é para menos, esta ficando mais difícil a cada dia registrar um bom nome.

Em contra partida, o lado positivo é que estão aparecendo novos nichos de mercado e com isso, novos bons nomes de domínio estão surgindo a cada dia. Fora o fato de colocar um toque de criatividade na escolha, isso pode trazer um ótimo nome de domínio bem aos seus olhos.

A Marca também é um Fator na escolha do Nome de Domínio!

Além do exemplo da Submarino, pegue por exemplo o Google, que na verdade não tem muito haver com um motor de busca, alias, hoje tem e muito haver, mas para que isso fosse possível, muita coisa positiva teve que acontecer ao longo de anos.

É aquela velha história, na hora de comprar palha de aço o que você pede?

Moço, por favor, tem palha de aço?”, ou “Moço, por favor, tem Bombril?”.

Muitas pessoas falam meio que sem perceber a segunda opção com o nome da marca, que já entrou de uma forma natural na cabeça pela grande e boa publicidade feita ao longo dos anos.

A Marca é como seu cliente ou visitante vai se lembrar de você e mais tarde vai voltar ao seu site, por isso, não deixe de considerar esse fator, mesmo que não disponha de muitos recursos para investir na divulgação da marca.

A WRG é um nome extremamente fácil que no inicio significou Web Rogério Gomes, registrei na época em que trabalhava exclusivamente com criação de sites, mas conforme minha mudança de foco nos últimos anos, passei a adotar o WordPress Rogério Gomes, já que meu foco aqui são assuntos relacionados a montagem de um blog em wordpress.

Atualmente trabalho para tornar minha marca conhecida e não pretendo descansar enquanto isso não ocorrer, mas esse nem sempre é um caminho fácil, pois se não tiver paciência e capital para investir em publicidade tende a demorar mais tempo para isso acontecer.

Tudo depende do foco e da estratégia que adotar, por isso um bom planejamento é sempre crucial e necessário nessa etapa.

Cuidado com o Tamanho do Domínio e as Letras Duplas!

Uma vez escutei de um amigo que já não é mais possível registrar um nome de domínio muito curto, justamente pela grande procura por nome pequenos, curtos e de fácil assimilação.

Independente de qual o seu foco na hora de registrar o domínio, procure um nome curto, simples e fácil para decorar, seja ele com ou sem palavra chave, pois alguns dão o valor do domínio pelo seu comprimento.

Da mesma forma fuja das palavras mais complicadas e que podem gerar escritas diferentes, seja com palavras estrangeiras ou com “ss”, “rr”, “sc” entre outras no meio, enfim, pense sempre em quem vai acessar o site e tome cuidado para ele não errar ao digitar o nome do domínio, ou melhor, o nome da sua marca.

Usar ou não usar Hífen no Nome de Domínio?

Outra questão bastante complicada já que uns concordam e outros não, em minha opinião usar um hífen no nome do domínio é valido, mas como ultimo fator, já que EU considero que o visitante possa esquecer o hífen ao acessar o site e nessa, caso ele não digite o hífen será que não vai cair em um site concorrente?

Enfim, pense em todas as possíveis possibilidades antes de registrar o nome de domínio.

Qual a melhor extensão de Domínio?

Não tem jeito, o .com.br e/ou .com são os preferidos no brasil e no mundo, mas nem por isso devemos descartar as outras varias possibilidades de extensões na hora de registrar o domínio.

Para evitar confusão na cabeça do visitante, procure andar pelo .com mesmo, pois é mais pratico, deixa o nome menor e mais funcional ao que a maioria dos usuários de internet já estão acostumados.

Leia também,

Aqui o assunto pode ser muito extenso já que existem dezenas de extensões que você deve considerar, mas pense sempre na questão de praticidade e facilidade ao seu negocio.

Onde Registrar o Nome de Domínio?

Atualmente uso a Godaddy (http://www.godaddy.com/) para registrar meus nomes de domínio já que é uma gigantesca empresa a nível mundial. Existem outras e inclusive brasileiras que são boas como a própria UOLHost (http://www.uolhost.com.br/) que usava no inicio, mas deixei porque o valor tinha subido em relação ao que era e outra, na Godaddy a variedade de extensões é bem maior.

O Lado ruim da Godaddy é que está em inglês e algumas pessoas podem ter problemas com isso, mas se precisar de ajuda para registrar um domínio lá, pode entrar em contato comigo que procuro ajudar.

Em breve vou escrever alguns artigos mostrando como registrar um domínio por lá.

Espero que agora você tenha mais tranquilidade e confiança na hora de registrar um bom nome de domínio para o seu novo negocio na internet.

Leve em consideração estes itens e pense bastante, já que pensar não causa problemas nem gera prejuízos financeiros, mas se perceber que chegou a um bom nome de domínio siga em frente, registre sua marca e de um bom primeiro passo rumo ao sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *