Domínio do Site ou Nome do Site – O que é um Domínio?

Dominio do site ou nome de dominio?Um Domínio para o seu Site seria nada mais do que o Nome do Site. Como por exemplo, o nome do Site do Google seria www.google.com.br.

O Nome do site é muito importante, pois é a partir dele que as pessoas vão localizar o seu site na Internet.

De preferência, escolha nomes curtos e fáceis de serem lembrados, essa é uma formas dos leitores gravarem facilmente o nome do seu site sem investir tanto em publicidade.

Existem Basicamente dois Tipos de Domínios: Os Domínios Brasileiros, que são aqueles que terminam por .com.br e os domínios internacionais, que terminam com .com, .net, .info dentre outras extensões.

Para comprar um Domínio aqui no Brasil (com terminação .com.br), você pode entrar no site do Registro.br, que é o site que regulamenta os nomes de domínio aqui Brasil, e lá você realiza um cadastro e pode adquirir o seu Domínio Nacional.

O valor do Domínio na Registro.br é de R$ 30,00, pago uma vez por ano.

Já para adquirir um Domínio Internacional, temos diversas empresas como a GoDaddy, a NameCheao, mas também temos a Empresa Brasileira UOLHost que comercializa domínios nacionais e internacionais.

Pense bem na hora de registrar o domínio do seu site!

Lembrando que o valor citado acima seria pago uma vez ao ano, e após esse período, você tem a opção de renovar e permanecer por mais um ano com o nome.

Caso não renove o domínio, ele fica suspenso por um período determinado e depois é reaberto novamente, assim, outras pessoas podem adquiri-lo.

Se neste momento mais de uma pessoa quiser comprar o mesmo nome, o domínio pode não ficar para ninguém e voltar a ficar suspenso.

Não se esqueça de que o domínio (nome do site) é um dos fatores mais importantes nas estratégias de SEO, para que o seu site fique bem posicionado dentro dos Buscadores. Por isso, quando eu disse para pensar bem nesta etapa, estou realmente falando sério.

Você ainda tem alguma dúvida sobre o Registro de Domínio?

Rogerio Gomes

um comentário

  1. Olá Rogério,
    uma dúvida: estou criando um site de divulgação de artigos, já tenho um site principal onde aborda (ou melhor, abordará) diversas informações de diferentes abordagens, tudo bem organizado, com o link “meusite.com/tecnologia”. Mesmo apostando bastante no sucesso, queria saber se essa galeria de artigos teria bons resultados, então para não ter que pagar um novo domínio, to achando melhor criar: “galeria.meusite.com” (subdomínio). O que acha? Depois caso consiga alguma renda mudaria para um domínio.

    Uma vez perguntei algo parecido ao Celso Lemes, ele me disse que era melhor criar um diretório dentro do meu domínio principal, em vez de um subdomínio…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *