Erro no RSS Feed do Blog – Saiba como resolver de uma vez por Todas!

Erro-no-RSSFeed-do-Blog-Saiba-como-resolver-de-uma-vez-por-TodasUm belo dia você recebe um email de um leitor avisando que seu RSS Feed não está mais funcionando, nessa você vai olhar e se deparar com um erro muito estranho relacionado ao “Erro no processamento de XML RSS Feed”, nessa fica difícil saber o que fazer, já que você não sabe ao certo quanto o erro resolveu aparecer.

Isso aconteceu com um colega leitor aqui do blog e no artigo mencionado acima, ate passei uma possível solução que seria a de instalar o plugin Fix Rss Feed, mas parece que esta solução não surtiu efeito.

O que fazer então para se livrar deste erro chato pakas do Rss Feed??

Uma coisa é certa, existe alguma coisa que esta impedindo que seu RSS Feed seja gerado, então, o primeiro passo é analisar o erro mencionado, tanto pelo Firefox, quanto pelo google Chrome, pois os dois navegadores apresentam mensagens diferentes quanto a interpretação do erro.

Não recomendo o Internet explorer porque ele simplesmente mostra um erro e pronto, rs, não ajuda em nada a resolver a situação.

Erro no Rss Feed visualizado no Firefox:
erro_firefox_01

Erro no Rss Feed visualizado no Google Chrome:

Erro no Rss Feed visualizado no Internet Explorer:

O pior caro leitor, é saber que esse estranho e doido erro no rss feed do blog, na maioria das vezes é causado por uma linha em branco que se alojou antes da declaração XML, que pode ser alto como onde no caso o correto seria sem o espaço em branco,

Isso pode ocorrer devido algum tema, plugin ou alguma outra modificação recente no blog, mas como disse, como o erro não é encontrado logo após a modificação, fica difícil saber o real causador do problema.

De inicio, a regra para resolver o erro é procurar por linhas em branco que estão alojadas antes da tag de inicio do PHP, , e depois da tag php de fechamento, .

Passo a passo a se fazer no Blog para resolver o Erro RSS Feed!

1- De inicio siga a regra básica para resolver problemas no blog, comece desativando plugin por plugin, e nisso, teste o carregamento do RSS Feed para saber se algum deles era o causador. Se não foi por causa de nenhum plugin, volte a habilitá-los novamente e vamos tentar resolver esse problema de outra forma.

2- Caso não dê jeito os plugins, o melhor a fazer é atualizar o wordpress, e se mesmo assim não surtir efeito, baixe os arquivos de instalação da ultima versão e sobrescreva os artigos que estão na pasta do servidor.

Basta baixar, descompactar e enviar para o servidor, nisso o programa de ftp vai perguntar se você deseja sobrescrever os artigos, informe que sim e faça a atualização manual também.

3- Se mesmo assim não surtiu efeito, agora é hora de desabilitar todos os plugins de cache que esteja usando, e partir para a mão na massa. Acesse o Blog via FTP e vasculhe os arquivos principais do wordpress, a fim de descobrir de algum deles possui ou não a linha em branco no começo ou final do documento.

Isso vale para todos os arquivos principais como: wp-config.php, feed.php, functions.php e por ai vai. Não se esqueça de que você esta atrás de uma linha em branco, então, fique bem atento, pois pode encontrar referências como essa,

É preciso ficar atento a qualquer referência de linha em branco!

Caso encontre algum em seu template, remova a mesma e salve o arquivo do servidor. Feito isso, na página do erro no Rss Feed, atualize com control + F5 e confira se o erro ainda persiste.

Espero que estas dicas possam resolver seu problema no RSS Feed do Blog, de uma vez por Todas!

Esse é um erro chato e que muitas vezes passa despercebido pelo fato de alguns dos principais leitores de rss feed conseguirem interpretar e arrumar o erro, como é o caso do Google Reader, mas os demais podem enxergar com erro e ai não tem jeito.

Neste caso, terá que torcer para algum leitor te avisar sobre isso ou melhor, procure realizar testes regulares em seu Feed para garantir que ele não tem nenhum tipo de problema.

Rogerio Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *