Evite Fraude ao Comprar no e-Commerce

como comprar na internet sem fraudes“Evite cair em Fraudes quando o assunto é E-commerce”. A tentação de comprar pela Internet através do e-Commerce é cada vez maior, principalmente quando seu objeto de desejo está há alguns poucos cliques de ser concretizado.

Neste artigo vou passar algumas dicas para quem nunca comprou pela Internet antes (seja por qualquer motivo), mas que no fundo está cheio de vontade para fazer sua primeira compra no E-commerce.

Antes de tudo, saiba que na Internet não tem menos ou mais problemas do que comprar em uma loja física, a Internet é apenas um meio mais rápido e fácil de realizar suas compras.

Sempre comece comprando em Grandes Lojas Virtuais ou em Lojas Virtuais indicadas pelos seus amigos e parentes. Nunca se aventure a comprar de uma loja virtual desconhecida, seria a mesma coisa que comprar de uma loja física que você nunca passou em frente e não conhece a procedência da mesma, é melhor evitar.

Procure comprar do seu Próprio computador (com antivírus instalado e atualizado), nunca realize compras através de LanHouse.

Evite clicar em Propagandas que chamem muito a sua atenção, apenas se for de uma loja virtual conhecida, ai tudo bem, caso contrário prefira você mesmo digitar na barra o endereço da Loja Virtual que deseja acessar e fazer suas compras.

Antes de confirmar seu pedido, procure no site pelas Políticas de Troca, Devolução e de Privacidade, também Fique atento aos prazos de troca, entrega do produto e valor do frete à pagar.

Procure pelo site o Endereço e Telefone da Loja virtual, mesmo que a loja possua atendimento Online, ela também vai ter um telefone fixo para contato.

Fique bem atento e desconfie de Lojas Virtuais que não recebem por cartão de credito ou daquelas que solicitem deposito em conta antecipado, tome cuidado, pois algumas lojas com o intuito de fraudar, oferecem preços muito abaixo da média e o deposito bancário antecipado. Se estiver na sua primeira compra virtual é melhor evitar este tipo de situação.

Ao concluir o pedido, sempre guarde o comprovante de Compra (ele é sua garantia de que realmente realizou aquele pedido para o caso de algum problema), o ideal seria deixar salvo em seu computador (ou imprimir) os dados do pedido e possíveis email que a loja virtual pode te enviar (confirmando o pedido e a compra).

Se o Produto que comprou vier muito diferente ou com defeito, em primeira instância procure a Loja Virtual que realizou a compra. Se o problema não for resolvido, você pode procurar o Procon da mesma forma que faria para uma loja física, vale ressaltar que o Código de Defesa do Consumidor também vale para as compras pela Internet.

Para evitar taxas escondidas e ate mesmo por questão de segurança, prefira comprar por cartão de credito, mais rápido, fácil e seguro.

Por fim, confira o símbolo do cadeado do certificado digital no canto inferior direito da tela. Ele significa que as informações trocadas entre o seu computador e a Loja Virtual são seguras e ninguém irá interceptar os dados.

Se você ficar na dúvida se a loja virtual é confiável ou não, estarei por aqui para lhe ajudar, é só deixar um comentário.

Gostaria muito que após fazer sua compra online, você voltasse aqui para deixar seu depoimento falando como foi, o que você sentiu ao comprar na Internet e como foi sua experiência com a Loja Virtual que escolheu.

Agora perca o medo de comprar no E-commerce e ate à próxima.

2 Comentários

  1. É pena que só vi os seus comentários agora, pois no 04/02/2010 querendo comprar um iphone 3gs 32 gb , pela pagina do google na parte paga (a direita) entrei no site da loja virtual informaticamg.com.br e efetuei uma compra e imediatamente transferi a quanti de R$ 1.899,00 . Nunca mais recebi qualquer informação deles . O chat encontra-se sempre off line e no site não aparece nenhum telefone para me comunicar. Com certeza cai no conto do vigário . Mas aprendi a lição . Espero que outras pessoas não caiam no mesmo golpe

    • Olá Wanderley, tudo bom!

      É complicado, vencer a emoção de fazer um bom negocio. Eu sinceramente não conheço a loja e aparentemente me parece duvidosa mesmo.

      Sempre que achar uma loja virtual muito tentadora, procure pesquisar o histórico da loja no site ReclameAqui.com.br, com certeza terá mais chances de saber se é ou não confiável.

      Eu fiz uma busca pela informaticamg e olha o que eu achei por lá:

      http://www.reclameaqui.com.br/512954/informatica-

      Se ficar na dúvida quanto às próximas compras, passa por aqui que procuro ajudar.

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *