Evolução das Técnicas de SPAM nos Comentários do Blog WordPress!

Evolucao-das-Tecnicas-de-SPAM-nos-Comentarios-do-BlogWordpressQuanto mais o tempo passa, mais as técnicas de SPAM nos comentários do blog evoluem rumo a “enganar outras pessoas”, ou melhor, rs, “a maximizar o poder de divulgação de quem pratica tal ação de marketing”, rs.

Basta analisar rapidamente os comentários recebidos no blog para comprovar tal situação.

É certo que na estratégia de link building, uma das formas mais fáceis de conseguir status com os buscadores, seria deixar comentários em outros blogs. Isso tende a aumentar o número de links apontados para o site, impulsionando sua força na rede.

O problema é que algumas pessoas não querem fazer esse Processo manual e acabam buscando formas mais rápidas e apelativas de trabalhar essa estratégia.

Hoje vou Compartilhar alguns casos aqui da WRG!

Mas antes, gostaria de avisar que não estou aqui para julgar nenhuma estratégia, pelo contrário, minha idéia é mostrar na pratica como algumas são realizadas e podem afetar seu blog, seja por quem busca meios mais fáceis de melhorar a otimização do site, ou por quem deseja aumentar sua presença pela rede sem muito trabalho.

As estratégias mais utilizadas (seja por humanos ou robôs, rs), são as que visam deixar vários comentários ao dia nos blogs do mesmo segmento, aumentando rapidamente seu poder de barganha pela rede.

O estranho é que não entendo como algumas mensagens chegam a ser tão apelativas, a ponto do próprio autor dos envios não perceber que dificilmente uma mensagem assim será liberada em algum blog.

Alguns não querem nem rodar o processo automatizado para cada projeto, e acabam entupindo de links em um único envio, rs.

Talvez esse tipo de caso que apresento abaixo, ainda deva servir em blogs que não protegem a área de comentário, simplesmente marcando o recurso de “moderação dos comentários”, mas também, o alvo devem ser os milhares de blogs largados pela rede, onde o dono já não passa por lá há alguns meses (e olha que tem muito blog assim por ai).

Mas enfim, segue um exemplo das milhares de mensagens que sondam a rede diariamente, e essa é daquelas do tipo, “APELATIVAS ao Extremo”, rs

Tecnicas-SPAM-Comentarios-do-Blog

E para variar um pouco, ainda tem aqueles que tentam na cara dura deixar o link, fácil, rápido e sem encher muito seu saco, rs,

SPAM-Comentario-BlogWordpress

Talvez o autor desse envio deve pensar algo como, “Ora, não quero enganar ninguém, não li seu blog e quero apenas deixar meu link.”, mas não cola da mesma forma, rs.

Algumas Técnicas usadas pelo lado Cinza da REDE!

Não sou um especialista em SEO (recomendo entrar no google e pesquisar por Mestre SEO, rs), mas na minha opinião as melhores estratégias de link building são as manuais, SIM, as técnicas que realmente dão resultado, mas também dão um baita trabalho para se realizar no dia a dia, e muitas vezes são um saco, rs.

E isso por si só já justifica porque campanhas sérias de otimização são caras, pois além do grande trabalho, envolve uma equipe por trás do Projeto.

Se encontrar alguém ou alguma ferramenta prometendo milagres na área de SEO, tome cuidado, pois provavelmente você seja a milionésima pessoa a usar essa estratégia, e se fizer a mesma coisa que todos, tende a ter os mesmos resultados, acabando não saindo muito do lugar pelo baixo custo que esta pagando.

Plugin Akismet fecha o certo contra SPAM nos Comentários!

Que o wordpress é uma ferramenta fantástica disso não tenho dúvidas, seja pela sua facilidade no manuseio alinhado ao seu profissionalismo como ferramenta, mas não cabe aqui nestas poucas linhas destacar quais são elas em detalhes, a não ser citar o fabuloso recurso dos plugins, que formam uma verdadeira caixa de ferramentas com tudo que precisamos para trabalhar no blog.

Todo mundo tem seu conjunto de plugins preferidos para wordpress, e independente de quantos projetos mantem pela rede, usa alguns plugins em todos eles.

Um dos plugins preferidos por muitos (senão todos os blogueiros de plantão) é o Akismet, um plugin básico para todos justamente pela sua característica de criar um muro de fogo junto a área de comentários do blog.

obs: Nessa altura o Akismet esta na versão 2.5.3, http://akismet.com/

Com o akismet habilitado, quando algum mal elemento tenta deixar um comentário no blog, ele entra em ação olhando “Cara Crachá, Cara crachá”, e se a identificação não for positiva o comentário é na hora taxado como SPAM, lhe poupando boa parte do trabalho.

Com o crescimento do Blog, cresce a utilidade do Plugin!

No inicio ele mal tem utilidade, pois o blog ainda é pequeno e nem se quer recebe comentários, mas conforme o tempo de existência do blog e a autoridade do domínio, você percebe a quantidade de tentativas de SPAM que chegam todo santo dia, e ele barra tudo sozinho, sem pedir nada em troca (nem aumento de salário, vale refeição ou 13°, rs).

Para se ter uma idéia, veja quantos comentários do tipo SPAM ele consegue barrar em um dos meus Projetos,

Barrar-SPAM-nos-Comentario-do-Blog

Veja que sem esse plugin, eu teria um bom trabalho tendo que apagar e analisar comentário por comentário, mas isso tudo é poupado.

Sempre tem alguém mais Esperto na Frente!

Não tem jeito, quando o assunto é tentar ganhar um link de forma mais fácil, existem centenas de técnicas pela rede, sejam automáticas ou manuais, e hoje vou citar uma nova que vejo rondando a rede nos últimos tempos.

A Técnica do Comentário Bondoso e Singelo!

Não sei você, mas sempre que algum comentário recebido não seja de acordo com o assunto que tratei no artigo, procuro barrar por aqui, mas mesmo assim, alguns quase passam se não ficar bem atento.

Hoje recebi um comentário e estranhei pelo formato, mas logo depois vi ele em outro blog que mantenho, rs, ai ficou claro que era uma variação da velha técnica de SPAM nos comentários do blog, rs.

Perceba o comentário abaixo e veja que ele pode ser aplicado para qualquer tipo de assunto ou blog em questão,

Evolucao-Tecnicas-SPAM-Comentario-do-Blog-Wordpress

Poupei o final que identifica o site do autor, ate porque pelo site (que é da área de recursos humanos), da a entender que o dono pagou alguém ou alguma empresa para realizar tal “otimização pela rede”, e no lugar de trabalhar manualmente em blogs do mesmo segmento,  estão usando a forma mais fácil e menos trabalhosa, rs, pra variar.

Se fizer uma busca no Google por esse trecho de comentário, verá que existem dezenas de blogs rede afora que o aceitaram desse mesmo jeito, talvez passando despercebido aos olhos do blogueiro.

Isso deixa claro a importância de analisar cada comentário recebido e caso algum deles não esteja de acordo com o assunto em questão, prefira excluir para não somar um lixo copiado sendo publicado no seu blog.

Para não ter que ficar pesquisando e analisando cada comentário, ou mesmo fazendo buscas no google por ele (o que torna todo o processo inviável para quem recebe muitos comentário ao dia), é barrar comentários que não falem diretamente sobre o conteúdo que escreveu!

Forte característica do Comentário tipo SPAM

Fique atento a comentários como esse que citei e comentários que geralmente citam apenas o título, que teria o formato de um elogio genérico seguido pelo título do artigo.

Essa foi mais uma dica para elevar a qualidade do seu blog aos olhos dos buscadores, passando longe de se tornar uma máquina de SPAM que aceita qualquer tipo de comentário.

A partir de agora, procure manter o plugin akismet ativo e atualizado, mas também, fique de olho em todos os comentários que anda recebendo e lembre-se,

Melhor poucos Comentários de Qualidade, do que um monte de Lixo Genérico.

Rogerio Gomes

um comentário

  1. Gostei bastante do plugin que não pede aumento de salário rs. Já barrou vários comentários no meu blog sobre seguros. Até existem alguns comentários relevantes mas que a pessoa acaba deixando o seu link no comentário. Estes tipos de comentário eu costumo liberar porque a pessoa, pelo menos, se esforçou para entender o que está se passando…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *