Formulário de Contato para Blog WordPress com o Plugin Contact Form 7!

Lembro que ao iniciar o aprendizado da linguagem HTML, há alguns anos, tinha uma tremenda dor de cabeça para fazer um formulário de contato funcionar corretamente, pois sempre tinha que correr atrás de algum script em PHP para funcionar, sem isso, era um formulário sem utilidade que não enviava a mensagem.

Hoje com o wordpress e o plugin Contact Form 7, esse problema virou coisa do passado já que é extremamente simples criar um formulário de contato no blog wordpress.

Basta instalar o plugin Contact Form 7 e ativar no painel de controle. Feito isso, vai aparecer uma opção chamada “Contato” no painel do blog para que possa criar com alguns cliques o formulário.

obs: Para baixar a versão atualizada do Plugin Contact Form 7, acesse o diretório oficial do wordpress em, http://wordpress.org/extend/plugins/contact-form-7/.

Como Criar o Formulário de Contato e botar para funcionar no Blog?

Essa é uma tarefa simples que vou procurar explicar de uma forma direta, mas antes, só lembrando que estes passos servem perfeitamente para um blog com um único formulário de contato, já para o caso de mais formulários, basta repetir os passos com algumas poucas personalizações nos itens de formulário que vou explicar futuramente.

Vamos ao passo a passo para criar o formulário,

1- Ao acessar a área de Contato, clique em “Adicionar Novo”, e caso o idioma do blog não esteja por português Brasil, basta escolher o idioma na caixa e clicar em “Adicionar”.

2- Na área abaixo do botão vai aparecer um “Sem Nome”, clique em cima e mude o nome do formulário de contato para, por exemplo, “formulário de contato +<nome do seu blog>”.

Ao fazer isso e pressionar ENTER (ou mesmo clicar no botão salvar), será gerado o código para usar no blog e chamar o formulário.

Agora falta apenas personalizar o envio e inserir o código em uma página, post ou widgets do blog para ele funcionar e enviar as mensagens para um email cadastrado.

3- Desça um pouco a página ate a área do “MAIL” para inserir seu email de contato (onde serão enviadas as mensagens do formulário).

Perceba que mudei o email e inserir os dizeres “Site WRG:” antes do Assunto original. Fiz apenas para facilitar a localização na minha caixa de email, uma questão de organização pessoal, mas você não é obrigado a alterar caso não queira.

Ao lado, tem a opção de mudar a forma com que a mensagem é enviada via email (corpo da mensagem). Não é necessário mexer ou alterar esse padrão.

Feito isso, clique novamente no botão “Salvar”.

4- Agora, basta pegar o código gerado no passo 2 e chamar de alguma forma no blog. No meu caso, vou chamar ele via página criada com o nome de “Página teste”.

obs: Perceba que mudei para a aba HTML para inserir o código (apesar de funcionar na aba visual), recomendo sempre mudar para a aba HTML quando for manipular algum código para evitar erros de interpretação.

Pronto! Seu formulário de contato em WordPress foi Criado com Sucesso!

É extremamente simples criar um formulário de contato em wordpress!

De agora em diante, não me venha com desculpa na hora de criar um formulário ou inventar de manter apenas seu email na página de contato do blog. Olha o Puxão de Orelha, rs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *