Iluminação de Aquário Marinho, com Led, Plantado!

wrg-artigos-variadosAquário bonito tem que ter uma boa iluminação! Mas na hora de fazer a iluminação de nosso aquário descobrimos que não é uma tarefa fácil. Afinal uns dizem que uma lâmpada é boa, outros já dizem que ela não serve para aquários, e ficamos sem saber, então, o que fazer?

Veja algumas marcas de lâmpadas para seu aquário: Coralife Magtinic, BLV MH 10000K, Hagen Aqua-Glo, Pennplax Aquarilux, Sylvânia GROLUX, Hagen Aqua-Glo, Hagen Flora-Glo. Essas lâmpadas são indicadas para aquários.

Existem lâmpadas que facilitam a fotossíntese das plantas e ainda intensificam a cor dos peixes, e dentro de uma relação custo benefício compensam sim, podem não ser as lâmpadas mais baratas, entretanto lhe garantem um crescimento mais rápido as plantas e ainda as deixando mais saudáveis, isso sem falar nos seus peixes mais bonitos rsrsr Quer um bom exemplo de uma lâmpada assim? Aqua-Glo!

As lâmpadas fluorescentes brancas não são recomendáveis, pois muitas plantas necessitam da fotossíntese para seu desenvolvimento, e isto não é possível com este tipo de iluminação.

Como Fazer Iluminação Fria

Material: calha de 1 metro e 30 centímetros, alguns metros de fio 4mm, dicróicas de leds, cada uma tendo 23 leds até totalizar 92 leds, um interruptor para cada duas dicróicas, timer para garantir o desligamento da iluminação, cebolinhas para suporte das dicróicas, cabo de aço tipo varal, parafusos e buchas 6mm, pois a calha é aérea.

Com este material você poderá confeccionar uma iluminação linda e muito elegante para seu aquário. O tornando realmente algo lindo de se ver!

Conceito geral de iluminação

Antes de mais nada. O importante é a quantidade consumida e não a quantidade emitida pela fonte luminosa. Hoje em dia temos lâmpadas de 1000k a 30.000k tanto de aparência amarelada como as de aparência azulada. Lumens é a quantidade de fonte luminosa. Desta forma sabendo lumens (quanta luz) e kelvim(k) até onde esta luz penetra, fica mais fácil saber que lâmpada escolher.

Mas aqui eu vou deixar a regra de ouro do aquarismo para iluminação, quanto mais próxima da iluminação natural for melhor, assim você terá um aquário mais saudável de um modo geral, isso sem falar em sua beleza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *