Monetizar ou Ganhar Dinheiro com Blog, um Mito ou Realidade?

Ganhar Dinheiro com BlogRecebi uma pergunta pela comunidade do Dihitt sobre Como Ganhar Dinheiro com Blog. A pessoa gostaria de saber se era realmente possível isso e como poderia ser feito.

Eu decidi escrever este artigo para ajudar quem realmente tem interesse em fazer do simples habito de Blogar, uma coisa profissional para se Ganhar Dinheiro e quem sabe, viver do Blog.

Com certeza é totalmente possível ganhar dinheiro com blog, disso isso com todas as letras, tanto pelo que já consegui Blogando como pelos exemplos de Colegas e Amigos da Blogosfera.

A primeira coisa que você deve saber antes de ganhar dinheiro com blog é, ninguém ganhar dinheiro da noite para o dia, a não ser que o Google resolva indexar todas as suas 1000 páginas no topo das buscas, neste caso suas visitas vão aumentar consideravelmente e assim, a possibilidade de ganhar dinheiro aumenta bastante.

Mas voltando, quando seu objetivo é ganhar dinheiro com seu blog, primeiro você precisa saber como criar um site. Deve saber o básico da coisa e entender como funciona um Site ou Blog.

Você gostar de escrever? A maioria dos blogueiros diz que é necessário gostar de escrever para ganhar dinheiro com Blog, bem eu não concordo, pois nunca fui muito fã de escrever. Claro que voçe vai me perguntar como eu faço, eu vou responder sinceramente que fui incentivado por um amigo, não pelo lado financeiro da coisa (ate porque já sabia que dava dinheiro), mas pelo lado motivacional. Ele me ajudou a enxergar que eu tinha conhecimento em um determinado assunto e hoje o WRG Sites esta caminhando bem.

A melhor forma de superar isso, é escrever sobre um assunto que você goste, e não que simplesmente esteja forçando a escrever somente pelo dinheiro, isso não dá certo.

Sugiro que escreva um novo artigo pelo menos 2 vezes por semana, e não pense que já terá muitas visitas, porque não terá, é necessário trabalhar mais quando se não tem nada, essa é a tal regra valiosa para se ganhar dinheiro com blog. “Trabalhe mais quando você não tem resultado!”.

Digo isso, porque quanto mais atualizações vocês faz no seu blog, mais amizade você pega com o Google, logo, começará a aumentar gradativamente suas visitas, e é ai que o show começa.

Primeiro você precisa conhecer seus visitantes, “o que eles procuram?”, “por qual palavra chave eles encontram o seu site?”, “de onde eles vêm?”, sem saber destas informações dificilmente irá ganhar dinheiro com seu blog, pois você não terá como oferecer o produto certo para eles.

Quanto mais visitas você tiver, e quanto mais souber sobre o perfil das pessoas que acessam o seu site, maior será a chance de Ganhar Dinheiro com seu Site ou Blog.

Conheça seus visitantes para oferecer o melhor programa de afiliados para eles, o que adianta ter um visitante procurando por um termo “relacionado a futebol” em uma página do seu site com anúncio “de brinquedos”, dificilmente ele se converterá em um clique ou uma venda, e claro, não pense que é só botar o anuncio do Google Adsense que a coisa é automática, não é bem assim.

Me fale quantas visitas você tem e quem são seus visitantes, que eu te falo a melhor forma de você começar a Ganhar Dinheiro com seu Blog ou Site, ofereça um bom anuncio para eles.

Não tem tanto segredo assim, tem persistência, trabalho e algumas manhas para aparecer no Google (utilizando técnicas de SEO). Vou aproveitar para deixar uma frase que mantenho na cabeça:

Escrever sobre o que gosta é meio passo para o Sucesso!”.

E você, concorda com as minhas dicas para se Ganhar Dinheiro com Blog?

Rogerio Gomes

34 Comentários

  1. o google adsense eu nao acho que seja muito verdade nao, o melhor é fazer negocio com algum site grande, que aí dá dinheiro sim, não que o google nao seja grande, nao sei se vc entendeu minha questão.
    bjs

    • Olá Dri,

      Olha posso te dizer que uma das minhas principais fontes de renda hoje, é justamente com o Google Adsense, mas como disse, não basta so colocar o anuncio e pronto.

      Não entendi o que seria fazer negocio com um site grande, mas para chamar a atenção de alguma grande empresa, você precisa ter muitas visitas.

      Obrigado pelo seu comentário.
      Bjos.

      • Ola, Rogerio gostaria de saber assim minha mãe gosta dessa idéia de publicar noticias coisas do tipo de intretenimentos e serviços de ultilidades pública e ela adoram se comunicar pela net e mas ainda ela passou a gosta quando descobriu que poderia ter alguma renda fazendo isso que ela gosta,então pesquisei sobre hospedagem,dominios mas ficou a dúvida qual é o melhor site ou blog como é repassado pra essa renda por acesso e coisas do tipo você poderia me passar essa informações.
        Eu te agradeço
        myrla marroquim

  2. Achei muito bom o seu texto, estou trabalhando forte no bem blog e no site, e realmente não é fácil não, mas eu chego lá, principalmente com textos desse calibre para me ajudar, valeu…

    Abraço

    Evandro

  3. Eu concordo com os passos dados, só trocaria a frase de escrever o que gosta para escrever o que você realmente sabe, pois se o conhecimento sobre o que escreve não for bom logo o público vai notar.

  4. Rogério,

    Parabéns pelo excelente texto com dicas de qualidade.

    Eu mantive o site Mundo dos Filósofos por 12 anos, e durante todo esse tempo nunca pensei em ganhar dinheiro com o site, simplesmente, mantinha um banner da Livraria Cultura e outro da Submarino, com os quais mantinha parceria para a venda de livros que indicava no meu site.

    Na época que registrei o domínio do site, ainda não se ouvia falar em Blogs, e havia poucos poucos gratuitos, como o Angelfire, por exemplo. Hoje os Blogs viraram epidemia, e todos pensam em ganhar dinheiro com seus Blogs, sem antes pensar na qualidade de conteúdo dos mesmos.

    Eu resolvi criar o site Mundo dos Filósofos (www.mundodosfilosofos.com.br) somente a título de fornecer material de estudos sobre Filosofia, Direito e Psicologia, que são as minhas áreas de estudo, mas semprei quis oferecer isso gratuitamente para todos aqueles que não tinham acesso a esse conteúdo, e que fosse de qualidade para fins educativos. Sempre paguei meu provedor de hosting e provedor de acesso somente com a porcentagem que ganhava sobre a venda de livros pelas parcerias.

    No ano de 2006, o site Mundo dos Filósofos participou do IBest, e eu ganhei um prêmio do IBest com o meu site, além de ter o site entre os 100 primeiros sites mais visitados do Brasil. Tudo isso eu consegui depois de 12 anos de muito trabalho e dedicação, sempre postando material de qualidade, com contribuições de doutores e mestres em direito, psicologia e filosofia, o que dava muita credibilidade ao site.

    Entretanto, faz dois anos que recebi uma oferta para a venda do site, e como a oferta era de alguns milhares de reais, resolvi vendê-lo para investir em outras coisas, inclusive montar um outro site que já registrei, mas ainda não comecei a mexer (www.saudadeeadeus.com.br).

    Portanto meu amigo, devo dizer que dinheiro não é tudo, pois o mais importante é trabalhar com dedicação, amor e qualidade em seu site ou Blog, e não são todos que recebem propostas tão vantajosas quanto a que eu recebi, pois o meu site é reconehcido internacionalmente, e eu não tive ajuda de mecanismos como o google para ajudar a divulgar o site na época, e eu fiz toda a divulgação manualmente. Essa foi minha grande conquista cibernética, e tenho muito orgulho disso.

    Em breve estarei com o meu nvo site no ar, e espero que ele faça o mesmo sucesso que fez o Mundo dos Filósofos.

    Parabéns pelo artigo.

    Bjs.

    Rosana.

  5. ATÉ AGORA DESCONHEÇO ESTES GANHOS MAS ,VALEU AS DICAS

  6. Obrigado Evandro, é uma luta diária e estamos juntos nessa.
    Precisando conte comigo, só deixar uma mensagem por aqui. Abraços!

    Catarino, concordo com seu ponto de vista, quando você não domina o assunto que aborda, principalmente da área técnica, logo as pessoas perceberam. Muito Obrigado e Abraços.

    Rosana, fico muito grato por compartilhar sua historia conosco, é um grande Case de Sucesso, meus Parabéns. Escrevendo o que gosta com qualidade, se emprenhando e oferecendo o produto correto para o seu visitante (no seu caso acredito que livros), com certeza são etapas cruciais para o sucesso do Site/Blog. Grande Abraço minha Amiga.

    Ismaelita, visitei o seu site, não conheço as estatisticas do seu site, mas se os anuncios do google fossem melhores posicionados, com certeza você passaria a conhecer alguns ganhos. Obrigado e Abraços

    Obrigado por participarem do site.

  7. Independente do que se escreve, escreva com qualidade, com conhecimento de causa, como disse o nosso amigo Catarino, o conhecimento é base para escrever bem. Ganhar dinheiro, é consequência de um trabalho bem elaborado para um blog, e você dono de blog, é a unica pessoa capaz de determinar o sucesso (e lucro), ou não. Pense primeiro em qualidade, conhecimento; o resto é consequencia…

  8. Com certeza, o problema é que muitos no inicio já querem ganhar dinheiro com diversas formas e acabam esquecendo o principal, a qualidade e conteúdo como você citou.

    Muito Obrigado pelas palavras.

  9. Parabéns Rogério pelo post, eu tenho dois blogs sobre 2 assuntos diferentes e estou trabalhando neles tanto em qualidade das postagens como a estrutura do site e SEO. Enquanto eu vou trabalhando essas áreas em meus sites eu vou lendo posts como os seus e sempre me chamam atenção, é algo que tenho prazer de ler e aprender pois quando queremos e estamos determinados a fazer sucesso nós conseguimos.

    Nós devemos também acreditar e fazer acontecer para se obter o sucesso. Eu não sei se o Sr conhece o Livro Segredos da mente milionária, muitos podem achar bobagem este tipo de livro, mas se você ler e entender o que o autor passa vai entender que as pessoas bem sucedidas tendem a ter pensamentos similares em relação a dinheiro e sucesso e uma das coisas que nos fazem chegar ao sucesso que li no livro são:

    P – S – A = R

    Pensamentos conduzem a sentimentos que conduzem a ações que obtemos os resultados, se temos boas idéias, pensamentos de sucesso e tudo mais, nos sentiremos bem, nos sentindo bem automaticamente estamos dispostos a realizar boas ações, bons negócios, boas oportunidades e com ótimas ações obtemos ótimos resultados e assim a gente caminha para o sucesso.

    O meu Blog na qual estou linkando nesse comentário em 6 meses já está ultrapassando os 12mil visitantes únicos, com média de 520 visitas por dia e isso se deu porque trabalhei e estou trabalhando em um assunto que eu gosto e tenho domínio, elaboro ótimos textos e estou sendo reconhecido por este trabalho.

    Fazer o seu blog um sucesso é algo muito bom pois você começa de baixo e vai conquistando as pessoas, vai conquistando os leitores e depois quando você vê seu blog está lhe rendendo muito dinheiro, com posts de qualidade e assim caminha a blogosfera.

    E para quem acha que só existe ganho com Adsense você pode usar o Adsense e usar também o Net Affiliation onde você ganha eu Euros. Lembro que ano passado dei umas dicas de como fazer sucesso com seu blog para um amigo, em 1 ano ele já está tendo mais de 1milhão de visitantes mensais e ganhando bem com anuncios.

    Eu fico feliz por ter dado as dicas e ele seguiu bem e correu atrás, eu tive uns contratempos e estou recomeçando e chegarei ao topo com muito trabalho e dedicação.

    Desculpe pelo comentário longo mas fico por aqui.

    Abraços e sucesso.

  10. Amigo, eu sei que é uma grande realidade. Basta se esforçar, fazer o que gosta e buscar se aperfeiçoar no nicho escolhido. Estamos em constante aprendizado e vale muito nos dias de hoje aprender e passar a concorrência pelo conhecimento e dedicação.

    A primeira coisa a se fazer é amadurecer a ideia de ganhar dinheiro na internet. Acreditar e fazer valer que é possível ganhar dinheiro e sempre testar novas formas, comprovar se é possível e repassar…

    Parabéns pelo artigo.

    Abraços.

  11. @Wesley Ursão – Olá Wesley, Obrigado pelas palavras.

    Realmente é isso, trabalhar e se dedicar que sua hora chega.

    Este livro é muito bom, eu tenho ele ha uns 3 anos. Recomendo a todos.

    Grande Abraço!

  12. @Silvio – Boa Silvio, acho que estamos evoluindo, aquele mito de nunca repassar adiante os seus conhecimentos, esta deixando de ser uma realidade.

    Ganhar Dinheiro com Blog é justamente o contrário, pois as melhores ideias devem sim ser compartilhadas.

    Grande Abraço Silvio!

  13. Concordo com tudo o que você disse!

  14. @David
    Obrigado pelo Comentário David.
    Abraços!

  15. Eu tenho o Vagas Urgentes, blog de divulgação de vagas de emprego. Comecei pra ajudar amigos que procuravam emprego, sabiam que eu sou psicóloga e sempre me pediam indicações. Atualmente estou no topo da procura do Google e tendo uma média de 1500 visitas diárias. Apesar de alguns não acreditarem, eu ganho sim com o Adsense. Tá certo, não dá pra viver só disso ainda, mas que ajuda, isso ajuda.
    Agradeço por posts como o seu, que podem ajudar outras pessoas também. Parabéns!

  16. @Cristiane Prata – Obrigado Cristiane, que bom que gostou.
    Meus Parabens pelo seu resultado, com certeza é fruto de trabalho e persistência, coisa que nem todos tem.

    Sugiro que busque sempre aumentar as visitas do seu site, é desta forma que seus rendimentos vão crescer. Pense na possibilidade de investir parte do valor ganho no seu site, essa pode ser uma ótima forma para atrair mais visitantes.

    Abraços!

  17. Oi Rogério, tenho interesse em add o Google Adsense, mais sinceramente não entendi direito o que estava dizendo lá no site. Acredito que tenho tido um bom acesso no blogger , meus seguidores sobem um pouquinho mais a cada dia. Mais são pessoas dde diversas profissões e gostos diversificados. Só que sinceramente não sei com tá sendo a procura pelo site no que diz respeito ao google mesmo, meu contador de visitas está inativo e não sei com ativá-lo.
    Excelente post, mesmo eu ainda continuando com dúvidas com proceder.
    obrigada viu!
    Beijos
    Márcia Canêdo

  18. Caro amigo penso que tudo é possivel nessa era digital atualmente na internet, mas com certeza demanda um certo tempo, esmero e dedicação, eu estou aguardando….

  19. Autorizadíssimo a sua analize sobre o meu blog (Mini-Dicas).

    quando você postar o seu artigo sobre a analize blogueira não se esquece de me avisar!

    Abraços…

  20. Saudações!
    Que Post Fascinante!
    Amigo Rogério, com sinceridade o seu artigo foi o mais coerente que já li sobre o tema em tela.
    Tenho um Blog, mas, nunca fiz um anúncio e depois é que para mim, se trata mais de um hobby, portanto, ainda não pensei em enveredar por esse caminho. Mas, gostei muito da sua leitura!
    Parabéns pelo excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

  21. @charlesnetto – Com certeza Charles, precisamos nos dedicar hoje para colher os frutos de amanhã. Não desista e continuem em frente.

    Abraços!

  22. @David – Jóia David, vou fazer a Analise do seu Blog e assim que terminar te mando uma mensagem.

    Abraços!

  23. @LISONN – Olá Lison,

    Realmente é um tema bastante polêmico e resolvi dar a minha opinião, como disse, estou do lado que além de gostar muito de participar da blogesfera. Também gosto brincar com monetização, isso não posso esconder.

    Acho que deveria testar Lison, não para ganhar dinheiro ou muito menos viver disso, mas talvez, para agregar mais um prazer em fazer o que você já gosta e considera como hobby.

    Ate porque meu amigo, quem pensa em ganhar dinheiro, dificilmente ganha, o segredo é fazer o que você já faz.

    Estou preparando um novo artigo sobre, pois chegaram algumas duvidas por aqui. Quem sabe você não passe por lá e de uma olhada, rs.

    Abraço Lison

  24. Escrevi há tempo no meu blog (“Negócios na Internet em Português”) que é preciso deixar de pensar que no mercado lusófono se pode fazer dinheiro com os blogs da mesma maneira que se faz no universo anglo-saxónico. São realidades totalmente distintas e a diferença de potencial é brutal. Por isso acho que o negócio em português de “ganhar dinheiro com os blogs ensinando a ganhar dinheiro com os blogs” tem de ser encarado com moderação. Há que procurar outras alternativas…

  25. @Miguel Costa – Olá Miguel, tudo bom!

    Primeiramente meus Parabens pelo comentário, nota-se que conhece bem o mercado.

    O “mercado lusófono” é bastante inferior ao mercado americano (por exemplo), mas acho que o melhor momento para você começar um blog de forma profissional é agora. Praticamente nenhum segmento esta inflado, como ocorre no mercado americano.

    Aos poucos estamos começando a ver o sucesso de blogs em nossa mercado, e isso tende a aumentar.

    No inicio é realmente difícil conseguir algum tipo de renda com o blog, além da dedicação e persistência, é preciso ter paciência e se especializar bastante.

    Como nem todos possuem acesso as informações relevantes, mas, ao mesmo tempo, muitos gostariam de sentir este mercado (assim talvez, como você um dia não sabia nada e aprendeu), este blog tem a finalidade de ajudar outros blogueiros da melhor forma possível, procurando apresentar os caminhos e métodos para percorrer na blogesfera quando se está começando.

    Assim como sonhei um dia em receber um cheque do google, muitos blogueiros que estão começando também pretendem realizar este marco, e vou fazer o possivel para isso ocorrer.

    Miguel, Muito Obrigado por enriquecer o artigo, fique a vontade para compartilhar suas experiências e opiniões.

    Abraço

  26. Que coisa incrivel, esses dias vim aqui. Li várias coisas que você escreveu, achei super importantes, especialmente pra mim, dona de casa, mãe, fora do mercado de trabalho, mas que desde menina, com uns 10 anos já queria ser escritora.
    Então a frase “Trabalhe mais quando você não tem resultado”, me lembra uma palestra que assisti há uns 6 anos, e dizia assim : 1º o entusiasmo, depois o cheque”
    Todos os dias estou estudando, lendo, e quando dá vontade de parar, eu paro, vou fazer outra coisa, e volto e “recomeço do nada, sem reclamar”.
    Será que assim vou alcançar meu sonho?
    Um grandioso abraço
    E parabéns por ter a fibra que tem.

    • Olá Liliane Carvalho, tudo bom!

      É um prazer vê-la por aqui novamente, Obrigado.

      Como eu citei, é possível sim ganhar alguns trocados a mais com o blog, basta que além do seu empenho em estudar, você também se emprenhe a escrever artigos.

      Sempre que parar para estudar, faça primeiro o seguinte, nos primeiros instantes que parar para se concentrar nos eu blog, coloque na cabeça que você vai ter que escrever primeiro um artigo, e só depois disso, é que vai estudar, ler emails e visitar outros blogs.

      Faça isso, senão corre o risco de ir por um caminho que estava ha algum tempo atrás, o de ler, e ler muito o dos outros, mas ao mesmo tempo de não produzir o seu na mesma proporção, entendeu.

      “Você tem muito potencial, muito mesmo!”, basta que comece a acreditar mais nisso para produzir os seus Artigos.

      Se imagine uma escritora, mas não precisa ser uma de novela que escreve 30 páginas por dia, calma lá, ai é muita coisa, rs, mas se imagine como uma escritora de desenho animado, pronto, onde você precisa produzir um artigo (ou desenho curto) todos os dia.

      Lembre-se, um escritor profissional escreve todos os dias, faça sol ou chuva, com motivação ou sem.

      É só botar na cabeça que é possível, é realmente é. Eu acredito que nessa vida a única coisa que infelizmente não de jeito, é quando deus nos chama, fora isso minha amiga, basta que tenhamos um pouco de força de vontade e vamos ao trabalho.

      Vá a luta, não desista e se precisar de ajuda, estou por aqui ou lá no oSabeTudo.com.

      Abraços Liliane e Fique com Deus!

      • Rogério, caríssimo.
        Puxa, foi por acaso que percebi meu nome entre os que comentam aqui.
        O faço porque vejo em você determinação, vontade, fibra, coragem, compromisso.
        Não é pra “me aparecer”, de forma alguma.
        Aí vim ler o que eu tinha escrito aqui.
        E vi sua resposta.
        Depois dos dias difíceis que estou passando, parece que a resposta que eu pedi a Deus esta noite estava aqui, guardadinha pra mim.
        Eu agradeço muito por você ser quem você é.
        Deve estar ajudando muitas pessoas por aí.
        Deus o abençoe na mesma medida que tem ajudado tantas pessoas.
        Grande abraço.

        • Fico muito Feliz Liliane,

          Obrigado pela bela replica do comentário.

          Realmente não é uma questão de mágica ganhar algum dinheiro com blog realmente precisa se dedicar como tudo na vida.

          Por isso costumo escrever sobre as minhas próprias dificuldades para que assim possa ajudar outras pessoas como você, que estão na mesma caminhada do que a minha.

          E fico feliz que tenha te ajudado Liliane.

          Obrigado e fique com Deus!

  27. Olá Rogério! Uma boa ideia também (caso tenha muitas visitas), é vender espaço no blog, onde as empresas anunciam e é cobrada uma taxa mensal para pôr um banner da mesma ou até então fazer uma resenha patrocinada. Até mais!

    • Com Certeza Miguel, não abordei isso na época em que escrevi o artigo, pois de inicio não vale a pena pensar nestas modalidades de ganhos, pois é algo a ser pensados mais a frente, quem sabe com 01 ano de blog em diante.

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *