Palestra Google Adsense Brasil, dia 26 de Maio de 2011!

PALESTRAGOOGLEADSENSEBRASIL-DIA26DEMAIODE2011Navegando pelo youtube, encontrei uma ótima palestra sobre o Google Adsense realizada há 3 meses, acho que é uma das mais recentes que encontrei para que possamos aprender um pouco mais sobre esse ótimo Programa de Afiliado.

Essa é uma das palestra sazonais realizadas no escritório do google adsense, onde alguns editores são chamados para participar e ns final recebem algumas dicas em especifico.

Nunca participei de uma palestra presencial como essa, somente de consultoria via telefone, com dicas para um determinado blog, mas outro dia falo sobre isso.

Qual é o Foco desse WorkShop Google Adsense?

Primeiro aborda a visão de mercado, pelas palavras de Dario Mancini, Gerente Geral do Google Adsense, que mostra acima de tudo o grande amadurecimento do mercado brasileiro em todos os sentidos, seja no tempo de conexão dos internautas, na utilização das redes sociais e no aumento significativo do e-consumidores.

Após, entra em cena John Plumitsakos, Diretor Geral do Adwords, que trás uma visão do que os anunciantes esperam dos editores, para uma melhor experiência em divulgar sua marca.

Ele deixa bem claro a importância de um bom conteúdo para que os anunciantes possam inclusive, escolher seu site para campanhas e consequentemente trazer maiores ganhos ao editor.

Se o site estiver de qualquer jeito, “feito às coxas apenas para ganhar dinheiro”, pode prejudicar a exposição dos anunciantes dentro do seu site/blog.

Dicas de Otimização com Fabiana Flores, Especialista do Adsense.

A Fabiana entra em cena para passar algumas dicas sobre o uso do adsense no dia a dia, frisando os melhores blocos de anúncios e o que pode ser feito pelo editor para aumentar os ganhos.

Um dos itens mencionados e o aumento do CTR que pode ser um dos fatores mais importantes. Vale e muito a pena conferir o vídeo abaixo,

WorkShop de Otimização, Google Adsense, dia 26/05/2011,

O que achei das Dicas?

São ótimas e indicadas para todos que usam o Adsense, pois nos deixam mais próximos da realidade em geral deste mercado. Quanto mais entender sobre o google adsense (seja sua política e na forma de trabalhar com os anunciantes), mais terá sucesso com ele.

Também é mencionado que o Google Adsense possui produtos específicos para alguns determinados tipos de sites/blog, sendo mais um incentivo para que continue trabalhando firme em seus projetos, pois com o crescimento ele pode ser escolhido para trabalhar com outras formas e possibilidades de anúncios (caso existam para o seu segmento).

CUIDADO com a taxa de CTR dos Anúncios!

Por mais que seja interessante ter uma ótima taxa de CTR nos anúncios, na prática isso pode ser um GRANDE fator para arruinar seu trabalho.

Acho que já ouviu falar sobre o google panda, o algoritmo que visa dar mais qualidade nos resultados de busca do google. Resumindo o que sei sobre ele ate o momento, ele traz ao google vários e vários novos fatores para determinar se um site é bom ou não para ocupar aquela posição, seja ela qual for.

Pelo que ando lendo um dos fatores usados pela atualização do panda seria a taxa de rejeição, e esse é o ponto que pode conflitar com uma alta taxa de CTR nos anúncios do Google Adsense.

Na minha visão, isso também pode ser um Problema para nós, Editores do Adsense.

Penso da seguinte forma, se um anuncio do google adsense tem um CTR muito alto, isso poderá contribuir para o aumento da taxa de rejeição. Se o visitante entra e já vai embora pelos anúncios, porque o google iria colocar nas primeiras posições um site com uma alta taxa de rejeição, que em contra partida tem 40% ou mais de CRT nos anúncios.

Talvez isso ate tinha funcionado após a leva de atualizações do Google Panda no Brasil, mas de agora em diante, tome muito cuidado com a alta taxa de CTR.

Além de um fator risco de cancelamento da conta do adsense (que ronda os foruns sobre o assunto), também pode influenciar suas posições dentro do Google.

Por mais que possa parecer extremamente tentador ter uma taxa de CTR 2, 3, 4, 5 vezes mais alta do que a atual taxa, é bom entender que existem altos riscos em elevar esse número e um deles é ser pego pelo panda, taxando seu site/blog como sendo de baixa qualidade por ter uma alta taxa de rejeição.

Essa é minha Opinião sobre o Assunto!

Não sou um especialista em SEO, nem conheço todos os fatores que o Google Panda trás nessa primeira leva de atualizações, mas vivo do que ganho com blogs tendo diversas taxas de CTR nos blogs que administro e por isso digo, “teste, teste, teste novamente tomando sempre muito cuidado“, afinal de contas o lado mais fraco da corda esta com os editores e caso aconteça algum problema, vai estourar do nosso lado.

O que acho do Artigo? (Vamos Debater sobre o Assunto nos Comentários.)

um comentário

  1. Ter CTR alto geralmente é ter Bounce Rate alto também. Seria bom se os visitantes navegassem pelo site e só depois saíssem pelos anúncios, mas nem tudo é perfeito.

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