Pensar em SEO no Inicio do Blog é BESTEIRA!

Pensar em SEO no Inicio do Blog é BESTEIRA!Hoje vou explicar na pratica porque pensar apenas e exclusivamente em SEO no inicio do blog pode ser uma grande besteira!

Calma, rs, vou explicar em detalhes mais essa teoria maluca que resolvi publicar por aqui, com base na minha experiência frente a blogs de vários segmentos.

Para quem esta começando frente ao seu primeiro Blog, não adianta se concentrar apenas em SEO, sabe porque, porque você precisa ver algum resultado para continuar firme durante os primeiro meses de vida do blog, não é mesmo?

Se não tiver algum resultado em Pouco tempo, corre o Risco de Desistir do Blog!

Ou você teria uma teoria melhor, do porque muitas e muitas pessoas começam um novo blog todos os dias e acabam desistindo dele mais cedo ou mais tarde.

Quando falo em ter algum resultado, estou falando de forma bem aberta e genérica mesmo, seja em nível de ganhos com os anúncios do Google Adsense, com algum cadastro naquele programa de afiliados, no aumento da quantidade de visitas recebidas ou simplesmente em comentários nos artigos publicados no blog.

Não importa de onde, mas é importante ver resultados!

Depois que você já observou algum tipo de resultado, esse por si só já é um grande motivo para você continuar investindo e trabalhando dia a dia para que seu blog tenha um lugar ao sol, e possa chegar em um patamar desejado!

E pensando exclusivamente nos primeiros resultados que um novo blogueiro possa ter, afirmo que SEO de Verdade é Conteúdo, ou seja, não procure entender como funcionam a risca todas as regras e critérios de SEO quando iniciar seu novo blog, já que se não for um assunto que seja do seu real interesse, logo vai desistir, então, em vez se SEO, procure primeiramente criar um blog com um tema que realmente lhe agrade, após isso, procure escrever um novo artigo a cada dia e não pare nos primeiros meses!

Essa Deve ser sua única e maior Preocupação!

Esse inicio focado apenas no conteúdo vai garantir a Passagem pelos primeiros 03 meses de Vida! Marca em que muitos blogueiros desistem e ficam pelo caminho, por quê?

Porque é justamente a pior fase, pois são muitas coisas para fazer ao mesmo tempo, seja o template para melhorar, pensar na criação das categorias, ajustar tudo o que precisa no blog, enfim, mas uma coisa te digo, …

Monte o Blog com Assuntos que você realmente goste!

Se concentre apenas no Conteúdo!

Deixe para trabalhar o SEO após os 3 meses de Vida do Blog!

Siga estas três regras que tenho certeza, seu novo blog vai passar tranquilamente pelos 03 primeiros meses de vida, e após isso, começa uma nova etapa, .. muito melhor, .. muito mais saborosa e também, uma etapa que já pode começar a se mostrar lucrativa, onde as coisas só tendem a melhorar com o tempo! É como um vinho, que fica melhor a medida que o tempo passa.

Agora, se esse não for o seu Primeiro Blog, bem, daí é outra história, rs, que merece um novo capitulo especial rs.

Você Concorda que Pensar exclusivamente em Otimização (SEO) no Inicio do Primeiro Blog é BESTEIRA?

9 Comentários

  1. Olá Rogério,

    Concordo com seu ponto de vista em partes. É importante sim que a pessoa produza muito conteúdo, acredito que quanto mais conteúdo mais tráfego, pois mais portas de entrada são criadas através dos buscadores. Mas acredito que todo o conteúdo criado, já precisa vir minimamente otimizado, pois assim os buscares começam a pegar respeito pelo blog, e a indexação é melhorada…

    Abraço!

    • Olá Matheus!

      Não acho necessário no começo do blog, umas vez que se perde muito tempo tentando otimizar um conteúdo que muitas vezes, nem se quer está bem posicionado dentro dos buscadores.

      Acredito que a Perfeição na otimização da-se com o tempo e com uma boa analise nos relatórios do analytics, por isso não indico estes aspectos nos três primeiros meses de vida do novo blog, vale mais a pena se concentrar em grandes cargas de conteúdo por dia para maximizar as entradas dos buscadores.

      Abraços!

  2. Você de certa forma tem razão!
    Só agora resolvi pensar em SEO. Só depois de cuidar do conteudo. Agora vai!

  3. Olá Rogério!

    Eu concordo sim, apenas acrescento um ponto, que não leva tempo e pode ajudar, nos primeiros três meses, quando fizer os artigos basta já inserir algumas tags que sejam logicamente relevantes ao conteúdo (sem muita preocupação) e escolher com cuidado o título. Aí vai escrevendo, e depois de alguns meses sim, dar aquela Booooa olhada nos resultados do Analytics (principalmente nas palavras-chave de entrada no blog) e fazer a otimização onde julgar necessário. Acho que essa talvez seja uma boa estratégia, assim não se perde tempo com SEO no início e também já tem meio caminho andado para quando for olhar isso 🙂

    Abraço!

    • Com certeza Vinicius, você citou bom pontos, alias, ótimos pontos!

      O Problema é que nem todos que iniciam, sabem exatamente o que é um bom titulo, quais palavras chaves, limite ideal de caracteres, e talvez não saiba ainda como trabalhar bem as tags.

      E na dúvida, não indico que analise estes itens no inicio, uma vez que após os 03 meses, se necessário é possível mudar completamente o titulo e a estrutura da URL com o plugin “Dean’s Permalinks Migration” ou mesmo se usar o “Platinum SEO Pack“, que alteram e criam o redirecionamento automaticamente ao novo link, sem perder posições nos buscadores, pelo contrário, tem a melhorar se a otimização for satisfatória.

      E sobre as tags, se deixar sem no inicio, com o tempo, pode transformar as palavras que trazem mais visitas ao artigo em tags, potencializando e maximizando seus resultados com a pratica, como citei no artigo, “Cuidado com o uso Excessivo das Meta Tags nos seus Artigos“, depois passe por lá.

      Essa é minha visão para facilitar ao máximo para quem é novo e esta começando, pois dar um passo de cada vez, julgo ser o melhor meio do profundo aprendizado.

      Conteúdo é a base, o resto, se aprende com o tempo,rs!

      Obrigado pelo Comentário Vinicius!

      Abraços!

  4. Olá Rogério,
    Interessante o seu ponto de vista, mas discordo um pouco. Fazer SEO em um site que está começando é bem mais fácil do que fazer em um site já em andamento.
    As modificações On-page se tornam mais fáceis de fazer no inicio de um blog ou site porque certas mudanças, depois que o site estiver indexado, podem gerar quedas temporárias nos rankings e também demorar um pouco para o google atualizar o cache das páginas, sem falar no trabalho para as modificações, etc.
    Pensar em SEO no On-page no inicio, como uma boa estrutura, urls amigáveis, tags headings organizadas, etc.. podem gerar um grande resultado inicial para o site nos mecanismos de pesquisa. O bom conteúdo sempre é essencial também, isso não se discute!
    Sobre SEO off-page o site pode gerar um resultado ainda maior com um trabalho bom de link building e redes sociais.
    Acredito que SEO seja essencial para quem esta começando, principalmente nos nichos mais concorridos.
    Abraço!

    Att,
    GuiLe Garcia
    @guile_garcia

    • Joia Guile,

      Calma, rs, Eu não disse que não penso em SEO no inicio do blog, rs, e apesar de concordar plenamente com seu ponto de Vista, esse não seria o conselho que daria a quem estivesse começando agora, correndo o risco de ficar pelo caminho antes de completar 03 meses de vida do blog.

      SEO é indispensável sim desde o inicio, mas NÃO para o primeiro projeto de um jovem blogueiro, que ainda busca seus primeiros comentários, visitas e cliques nos programas de afiliados.

      Se ele acabar se concentrando muito em aprender SEO, que pelo pouco que conheço é um assunto de extrema grandeza web afora, vai acabar não tendo paciência e desistindo do blog em menos de 03 meses por quem sabe não ver nenhum resultado.

      Por isso prefiro dar tempo ao tempo e não indicar SEO no inicio, deixe isso para mais adiante, pois será mais produtivo ao blog e ao blogueiro iniciante.

      Ele ainda pode precisar de tempo, maturidade e um conteúdo mínimo e suficiente para então começar a trabalhar em cima de SEO.

      Talvez, rs, talvez arrisco a dizer que seria como você no seu primeiro Projeto na área de sites e blog há alguns anos atrás.

      Será que já começou a pensar em SEO no inicio ou talvez, primeiro investiu mais no conteúdo e foi realmente entender o propósito de SEO mais tarde, talvez após os 03 primeiros meses de vida do blog? rs

      Na minha opinião com base em todos os erros e acertos por aqui, julgo esse o melhor caminho para continuar firme e não desistir.

      Primeiro trabalhar em cima de um conteúdo mínimo suficiente para então, pensar em SEO de verdade quando a banda começar a tocar!

      Valeu pelo comentário Guile! O Cara de SEO! rs

      Abraço!

  5. Estou trabalhando justamente nos primeiros conteúdos do blog(sobre internet e sociedade), Achei o seu muito legal e esclareceu muitas das minhas dúvidas, como faço pra ter contato com outros blogueiros como vc,(posso te divulgar no meu blog? rs..)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *