Porque é tão chato Trabalhar na Edição Final do Artigo antes de Publicar?

Porque-e-tao-chato-Trabalhar-na-Edicao-Final-do-Artigo-antes-de-PublicarEssa é uma tarefa que executamos de uma forma tão automatizada, que se não parar para perceber, você nem se dá conta da grande importância que é trabalhar na edição final de um artigo antes dele ser publicado.

Hoje vou compartilhar com vocês meu processo de arrumar/corrigir um artigo antes de publicar, pois por mais que o artigo esteja pronto, se não tomar cuidado, alguns erros podem passar em branco sem serem detectados.

Você pesquisou, leu, aprendeu, praticou, tirou suas próprias conclusões e lá foi rumo a escrever um artigo caprichado sobre o tema no blog.

Detalhou ao máximo, deixou o texto bem mastigado e de fácil compreensão para ajudar ate mesmo quem nunca usou aquele recurso antes.  Agregou ótimos vídeos, imagens e pronto, temos um artigo inteiramente pronto para ser publicado no blog. ERRADO!

Ainda é preciso Trabalhar na Edição Final do Artigo antes de publicar ele oficialmente no blog.

Como assim? O que seria exatamente essa Edição Final do Artigo?

É aquele processo de salvar o artigo como rascunho, ir em visualizar e ler com calma todo o artigo NOVAMENTE, você precisa fazer isso para garantir que ele não tenha erros desnecessários de português, muito menos alguma informação errônea que deixou passar despercebida.

Muitas vezes esse processo precisa ser realizado tantas vezes que se torna um processo chato, e algumas pessoas preferem simplesmente terminar de escrever e pronto, já vão logo postando o artigo no blog e está tudo certo.

Veja também,

Qualquer erro que aparecer depois de publicado, ela corrige mais tarde.

Mas e como fica sua Credibilidade nesse CORRIGIR MAIS TARDE?

Caso algum leitor pegue um erro de português simples, ele dificilmente irá deixar um comentário avisando sobre o mesmo, sabe por que, porque será mais fácil pra ele ir embora e levar consigo o pensamento de que você não sabe escrever.

Pelo que observo, somente aquele leitor amigo e muito próximo a você, vai ter coragem para avisar sobre o erro, pois a maioria não irá dizer nada a respeito. Mas não pense você que ele não avisa porque não gosta de você, pelo contrário, ele ate quer avisar de algum erro, mas tem medo em como você vai reagir diante do apontamento do erro.

Evite Situações como essa com a Edição Final do Artigo!

Como disse, salve como rascunho e leia tudo com calma e se não encontrar nenhum erro, deixe o artigo lá, vá fazer outra coisa nos próximos 5,10 minutos (seja ir ao banheiro, navegar na web, comer alguma coisa, responder os comentários, enfim, qualquer outra atividade), e após, volte e de mais uma lida final no artigo.

Esse simples processo ajuda você a se desfocar do artigo, e quando fizer a ultima leitura, talvez irá conseguir enxergar pontos de melhoria que não tinha enxergado antes.

Quem sabe uma forma mais simplificada de dizer a mesma coisa, pegar um erro de gerúndio, concordância, trabalhar na linkagem internar do blog, acrescentar mais um artigo como referência, enfim, são muitas as possibilidades de melhoria que ainda podem ser realizadas no artigo antes da publicação.

Assim, a chance de deixar algo de errado ser publicado vai se reduzindo a medida que seu cuidado aumenta, e quanto menos erros, maior será sua credibilidade com o tempo na visão dos leitores que tem acompanham.

Não deixe a afobação Tomar Conta de TUDO!

O que evita esse tipo de tarefa é a tal da AFOBAÇÃO, tipo, terminou de escrever o artigo já tem que publicar ele automaticamente, rs, mas será que você sabe o porque disso?!?!?.

Se alguém te perguntar o porque tem que publicar o artigo exatamente naquela hora, será que você tem uma boa resposta na língua ou isso é apenas parte do processo automatizado que adquiriu sem perceber? (escreve e publica em seguida, escreve e publica em seguida, escreve e publica em seguida e assim vai..)

E com isso, essa edição final vai pro espaço e mesmo que tenha o costume de publicar sem ler algumas vezes, logo mais irá publicar algo de errado, pois é da natureza do ser humano cometer erros e isso, todos nós estamos sujeitos, dos blogueiros iniciantes aos mais experientes com anos de estrada virtual.

Para evitar esse tipo de situação, seja paciente e não tenha preguiça de editar quantas vezes forem necessárias antes de publicar o artigo no blog, ou mesmo em outro lugar, afinal de contas, de qualquer jeito a assinatura levará seu nome, seus créditos e méritos por essa escrita.

Uma, duas, três, dez, quinze, enfim, faça isso ate não encontrar nenhum erro, e quanto terminar, de uma pausa e leia tudo novamente para garantir.

Feito isso, pode ficar tranquilo, seu artigo esta pronto para ser publicado no blog.

Você geralmente da atenção à essa etapa ou esta mais para o Escreve e Publica logo em seguida?

Rogerio Gomes

3 Comentários

  1. Se chegou ate aqui é porque tem algo pra comentar. Participe e deixe um comentário sobre o processo do Trabalhar na Edição Final do Artigo antes de Publicar no Blog.

    • hahah boa, bom como cheguei até aqui, vou comentar rsrs
      É eu já caí nessa armadilha do escreve-publica, é bem complicado mesmo, e depois notei que não custa nada rever um pouco mais, esperar um pouco para aí sim publicar 🙂

  2. Quando é uma notícia, eu escrevo e logo publico, e edito logo em seguida, mas quando é reportagem, eu reviso antes, SEMPRE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *