Porque SEO é tão Importante para Otimização de Sites?

SEO Otimizacao de sitesHoje vou mostrar que existe uma realidade paralela no mundo da divulgação de sites e o divisor das águas é chamado de SEO (Search Engine Optimization).

Neste artigo vou explicar o básico sobre o que é SEO e porque ele é tão importante para divulgar o seu site ou blog.

Que o Google hoje é um dos maiores buscadores ninguém tem dúvida, mas porque alguns sites estão nas primeiras buscas por determinadas palavras e outros mal aparecem, por que isso acontece?

Para influenciar no posicionamento existe o SEO (Search Engine Optimization), que resumindo é um conjunto de regras e técnicas que podem influenciar o posicionamento dos sites. Se bem aplicadas, podem fazer seu site aparecer nas primeiras posições nos Buscadores, com isso pode ganhar ate milhares de novos visitantes todos os dias.

Com SEO você pode otimizar seu Site para os Buscadores.

Estamos falando no melhor meio para se conseguir “visitas gratuitas” e principalmente em visitantes realmente interessadas no assunto tratado em seu site.

Vou dar um exemplo, hoje quando alguém deseja contratar um serviço de criação de sites, por exemplo, ela pesquisa aonde? A grande maioria no Google.

Quem está nas primeiras posições tem maior chance de conduzir o leitor (ou potencial cliente), e isso vale para todas as outras palavriaras que você imaginar em pesquisar.

No inicio os meios mais utilizados para divulgação de sites eram por:

Publicidade Impressa;
Email Marketing, alguns usam em forma de Spam;
Banners, com utilizações variadas em troca de banners;
Compra de links, o famoso “amigo”, influenciando nas buscas;
Diretório de Sites, a regra é colocar o seu link em lugares famosos.

Redes Sociais, sem muitos comentários (Facebook, Twitter, Digg, Orkut, Delicius, entre outros);

Mas sem sombra de dúvidas, a maioria das pessoas que utiliza estes métodos, abririam mão por uma boa posição no Google (apenas um exemplo de Grande Buscador).

Algumas pessoas trabalham duro para criar o site (ou blog) e algumas vezes acabam por abandonar os seus projetos ou dizer por ai que “Isso não funciona”.

Será porque não tiveram as 1000 visitas por dia vindas do Orkut, MSN ou dos sistemas de Troca de Banners, talvez.

Estou apenas dizendo que nem sempre basta montar o site e usar somente estes métodos, você precisa conhecer um pouco sobre SEO, ao menos o básico para entender o porquê alguns sites estão no topo das buscas.

Vou citar alguns exemplos sobre as práticas de SEO, a importância do Título, não escrever Textos como Imagem, conteúdo duplicado, utilizar corretamente a tag nofollow, usar texto ancora nos links para o seu site, não abusar das animações em flash, chamar corretamente CSS e Java script na página, e isso é só uma introdução sobre o que é SEO.

Gostei de uma frase que o meu amigo Celso Lemes do Criar Sites citou, ele diz que isso acaba gerando uma concorrência desleal entre os Webmasters.

Quem conhece e se Preocupa com as Práticas de SEO tem muito mais vantagem em relação a quem desconhece!

É a pura verdade. Para você não ficar em desvantagem com seu site, recomendo que reserve um tempo no seu dia a dia para pesquisar sobre SEO, te garanto que vai valer a pena por cada minuto.

Espero que este artigo tenha clareado um pouco sobre o que é SEO e como ele pode ajudar na otimização do seu site.

Você já conhecia alguma coisa sobre SEO ou otimização de sites?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *