Procure Criar Parceria no Blog em vez de sair Pedindo Parceria!

Procure criar parceria no seu blogTalvez seja um pouco confuso este título, mas logo você entenderá que muitas vezes é mais importante criar uma parceria com outro blog, do que simplesmente sair por ai pedindo parceria para todos os outros blogs que você encontrar pela frente.

Recentemente o Colega do Nuvem SEO, por livre e espontânea vontade, indicou a wrg.com.br em um de seus artigos publicados recentemente, e detalhe, ele não precisou entrar em contato comigo para falar sobre isso, já que consigo monitorar todas as pessoas que citam meus artigos.

Será que valeu mais a pena ele tentar um simples contato pedindo parceria, onde muitas vezes seria sem sucesso, ou será que ele usou o melhor método, “Primeiro faço, depois quem sabe, tenho algo de volta!“.

Melhor do que simplesmente deixar um link na lateral do blog, é escrever um artigo citando um determinado blog ou site, essa é a melhor coisa a se fazer a nível de SEO e otimização do blog, ou seja, tem muito mais importância para os buscadores.

Então não Devo mais Sair Pedindo Parcerias a outros Blogs?

Bem, não entenda desta forma ate porque estou longe de ser algum dono da verdade (se é que isso existe), mas procure entender, que muitas vezes não funciona sair pedindo parceria para outros blogs, ate porque isso é um nítido sinal de que seu blog ainda está crescendo e você precisa desesperadamente de alguém para dar aquele empurrãozinho no seu blog.

Em vez disso, procure se concentrar na criação de conteúdo, para que o tempo lhe traga a tão sonhada autoridade perante os buscadores.

Agora, em vez de pedir parceria, procure, por exemplo, deixar um ótimo comentário em outros blogs, para que o autor fique agradecido com seu gesto, afinal de contas, um bom comentário é bom para as duas partes, para o status de quem comenta e para o dono do blog, por elevar o nível do assunto.

A Melhor Forma de Parceria entre Blogs!

Quando o Colega do Nuvem SEO fez uma citação em seu artigo sobre o meu blog, ele está indiretamente me dando uma grande ajuda, pois como citei, esse link é muito mais valioso.

E em sinal de agradecimento, eu também não precisei entrar em contato com ele para agradecer, mas, mais cedo ou mais tarde, ele perceberá que citei o link dele neste artigo.

É uma espécie de ajuda mutua, entende. Os dois Blogs saem Ganhando!

Essa sim é uma ótima parceria para ser realizada entre blogs e sites principalmente quando são do mesmo segmento, onde todos saem ganhando, já que os links dentro do artigo tem muito mais valor.

Então Devo sair Escrevendo sobre todos os Blogs que Encontrar?

Claro que não, senão não terá nenhum conteúdo relevante em seu blog, calma, escreva seu conteúdo normalmente e eventualmente, procure citar um blog que atua no mesmo segmento, mas na forma de passar uma referência ou uma mensagem.

Aqui por exemplo, esse não é um artigo para o colega que me citou, mas sim, estou utilizando a mensagem para então, citar o blog dele.

Essa sim é a melhor forma de parceria que existe e por sinal a mais duradoura!

Sim, a mais duradoura, já que eu não vou excluir esse artigo nunca aqui da wrg, desta forma, o link do NuvemSEO sempre estará por aqui, o que seria diferente de criar um link na lateral do blog, onde por questão de mudança do layout, posso muito bem, remover os links por não combinarem com um novo template por exemplo. Pense nisso na hora de sair pedindo parceria para outros Blogs.

Rogerio Gomes

21 Comentários

  1. Olá Rogério,

    Parabéns pelo artigo, muito bom raciocínio!
    Gostaria de somente fazer somente uma pequena observação. Realmente os melhores links, são os que estão em artigos, valem mais em pontuação, etc. Mas é sempre importante lembrar de que não adianta a pessoa te lincar e colocar o atributo rel=nofollow, dai da na mesma que se não tivesse lincado em relação aos motores de busca, claro que você ainda vai receber visitas do site da pessoa, mas com o nofollow para os buscados fica a pontuação do site como esta.
    Abraço!

    • Olá Matheus, tudo bom!

      Sim, é realmente importante o uso do rel=”nofollow”, cheguei ate a publicar um artigo no oSabeTudo.com dedicado a este assunto, (Utilizar ou não a tag rel=”nofollow?”), mas uma coisa que venho observando é que mesmo com nofollow, o link esta sendo seguido pelos buscadores.

      Sim, ele não passa a força ou o “juice” da página, mas tenho observado que ele mesmo assim segue o link. Você observou algo diferente por ai?

      Se ainda não, faça um teste e volte para comentar os resultados.

      Se comparar os dois casos de links (na sidebar e no artigo), com certeza um contextualizado além de mais valioso, ele induz de forma indireta o leitor a clicar no link para conhecer, o que aumentar e muito as chances de receber visitas.

      Não sei se aconteceu com você, mas se não conhecia o site que eu indiquei, é muito provável que tenha ido conhecer o site. Esse também é um dos motivos que parcerias nesse sentido são bem melhores.

      Obrigado pelo ótimo comentário Matheus!

      Abraços!

  2. Que maneiro! Verdade não tinha pensando desta forma.
    Aproveitando… Rogério acabo de decidir que irei desistir de vez de meu blog, sei que esta não é nenhuma novidade no mundo da blogosfera (iniciantes desistirem de seus blogs), mas já estou desde 2008 com meu blog e nada! Bem pelo menos, irei continuar com meu blog de templates, ao qual administro no Blogger, tinha deixado este um pouco de lado para cuidar do site que acabo de desistir, o que foi um grande erro, pois meu blog de template já estava me gerando dinheiro. Bem agora, pretendo continuar e investir nele!

    Desculpe pelo Desabafo! Até Mais!

    • Bem, Anderson,

      Agora me passou uma duvida pela cabeça, gostaria de saber exatamente o que lhe fez tomar essa decisão de desistir do blog, e outra, será que neste momento não seja hora de se concentrar no que você já conseguiu nesse tempo e não necessariamente no que ainda não conseguiu com o blog?

      É realmente difícil manter vários projetos em simultâneo, mas pelo que me disse, deixou o foco no seu primeiro projeto (o de templates) de lado um pouco, talvez então seja hora de focar novamente nele, ate que ele consiga andar com as próprias pernas, para só após, tentar levar adiante um novo projeto.

      Talvez seja mais fácil por este caminho! (uma opinião pessoal).

      Abraços Anderson!

      • Olá Rogério,
        respondendo as suas perguntas… bem, primeiro não tenho recebido muitas visitas (sei que é normal, mas já estou a tempos com o blog e nada!) o que me fez ficar desmotivado, e outra, ainda não me sinto preparado realmente para comandar um blog e ter disciplinas, como por exemplo, ter sempre um horário e dias certos para criar meus artigos…

        Pelo menos esta aventura em criar meu blog com hospedagem e domínio utilizando o WordPress, me fez ver como ser um problogger é extremamente difícil e um trabalho árduo, mas também ganhei muita experiência.

        Também, estou precisando ler mais livros para expandir meu vocabulário…

        Um dia ainda criarei um site totalmente profissional! Por enquanto irei postar e evoluir minha escrita no oSabetudo.com!

        Até Mais Rogério! Obrigado por sua Atenção!

        • É Anderson, não posso deixar de concordar que existem realmente uma série de fatores além de criar o blog e pronto, eu ate hoje brigo com a tal da disciplina, rs, é difícil.

          O que me mantém firme é o enorme prazer que tenho fazendo isso. Realmente achei o que procurava para me dar satisfação pessoal acima de tudo.

          Por outro lado, vejo esse fato de trabalhar com blog um aprendizado constante, todo dia, TODO DIA mesmo, aprendo algo novo, nunca fica monótono (outro ponto que gosto).

          Já que vai se focar no seu blog de templates procure se dedicar nele, publicando algo novo ao menos 3 vezes por semana. Para aqueles dias em que tiver mais motivação, procure escrever mais de um artigo no mesmo dia, e assim, publique nos dias em que faltar inspiração (rsrs, sim, eles acontecem).

          E ótimo estudar visando sua evolução na escrita, mas não pare de treinar, continue escrevendo sempre, acho que é só com os erros que surgem os acertos, ao menos, assim tem funcionado pra mim.

          E sobre oSabeTudo.com, não preciso nem falar né, a casa é sua!

          Abraços Anderson! Sorte e Sucesso!

  3. Olá, Rogério, cara sinceramente, até me emocionei lendo o feed deste artigo, foi uma grande surpresa! Parabéns pela sensibilidade e referencia! Outra coisa importante é nunca imaginar coisas do tipo “links nofollow” nestas atitudes de parceria neh… pois se o intuito é referenciar um blog, ou um amigo, ou nicho, como posso usar um “nofollow”? O negócio é “follow”, “follow” e “follow”! O Mateus tem razão, um “nofollow” no link impediria o Google de passar “link juice”, voto que ajuda posicionar nas SERPs, ficando a vantagem apenas no tráfego da refeerncia. O melhor é usar “nofollow” em links internos como admin, contato, sobre, etc. Para fora, se linkou é porque merece “juice”, penso assim neh… Muito obrigado, abração!

    • Olá Alvix, Tudo Jóia!

      Poxa, legal que já tenha visto, eu que agradeço pela inspiração no artigo, afinal de contas a iniciativa foi sua e eu apenas retribui! Valeu!

      O Matheus está certíssimo, assim como também concordo com sua opinião, já que geralmente quando indico um link externo é porque geralmente merece a referência, neste caso, não me preocupo em inserir o nofollow.

      Uma coisa é fato, quanto mais conheço sobre SEO e Blog’s, percebo que os dois nem sempre andam na mesma linha. Acho que seria muito enriquecedor ter um debate com um grande blogueiro e um grande profissional de SEO, mas acho que o debate terminaria após 10 minutos, com pancadaria rsrs.

      Resumindo, no geral acho que vale muito mais a pena se preocupar com conteúdo de qualidade do que aplicar a risca as milhares de regras das práticas de SEO.

      SEO é muito importante, mas o Google não vive só de regras, ele valoriza sempre o conteúdo e depois, depois as regras, entendeu, rs.

      Essa é a minha opinião!

      Abraços Alvix!

  4. Rogério,
    Embora eu tenha ficado tonta com os comentários, rsrs (esta historia de nofollow etc etc )
    me deixou perdida.
    Ai meu Deus, mais isso para aprender!!!!! rsrsrsr
    Bom voltando ao assunto sobre parceria.
    Tenho muito pouco tempo nesta atividade e percebo um certa necessidade por parte das pessoas em conquistar espaço e visibilidade.
    Acho natural, todo mundo gosta de ser visto!!!!
    E aprendi com você que é o trabalho constante que movimenta as coisas.
    Eu por exemplo, quase morri do coração o dia que vc me citou aqui.
    Me deu até tremedeira (kkkkk)
    Fiquei muito contente.
    Eu não podia nem acreditar!!!!
    Isso aconteceu quando o Valdeir Almeida (Ponderantes), me presenteou com um banner pro Sonhareser.
    Ele viu que eu não sabia fazer e me presenteou e colocou o banner no blog dele.
    A amizade, dentro do que eu entendo sobre a vida, é o melhor investimento.
    Investir em ser sincero, em construir bons relacionamentos é o que vai chamando as pessoas para conhecerem o teu trabalho.
    Será que estou certa?????
    Um abraço, querido.
    Um abraço carinhoso pra o meu parceiro e grande amigo Rogério Gomes!

    • Meus Parabéns Liliane é isso mesmo, esse é o objetivo deste artigo.

      A Parceria deve nascer de forma natural e espontânea. O Problema é que muitas pessoas acabam falando de um blog, já querendo algo em troca, neste caso, que o outro blog comente dela também.

      Bem, acho que se as pessoas fossem mais naturais nesse aspecto, muito mais parcerias duradouras seriam criadas, mas infelizmente, muitos ainda pensam algo do tipo “Não vou citar o blog do outro pois ele é meu concorrente”, ou pior, “não vou citar o blog do outro porque ele não está me pagando e nem me dando algo em troca”, enfim, é mais ou menos por ai que eu vejo minha amiga.

      Quando citei o seu blog no meus artigos Liliane, não é porque você é minha amiga ou que quero que depois você fale bem do meu trabalho, mas acima de tudo, citei seu blog por satisfação, afinal de contas você esta fazendo por merecer.

      O melhor seria falar do outro com satisfação e não apenas com interesses, essa realmente é a mensagem Liliane e você pegou muito bem!

      Grande Abraço e fique com Deus!

  5. É o que fizemos e já começamos bem.

  6. Muito interessante o artigo, realmente indicar um blog através de um link em um artigo ao qual você leu algo interessante é uma ótima forma de agradecer o conteúdo apresentado pelo blog que você está indicando, afinal se você está indicando é porque gostou do que viu, e neste caso pode ter certeza que deu trabalho para fazer algo bem feito.
    Aproveito para ver se você pode tirar uma dúvida, se eu linkar alguém em meu blog por padrão caso eu não faça nenhuma alteração será follow ou nofollow?
    Grande abraço

  7. Nofollow em um link de post é uma ‘putafaltadesacanagem!’.

  8. Nossa eu tava procurando o real sentido de parceria de blogs mas, esse artigo foi esclarecedor, não eu me interesse por parcerias, longe disso, só procurava o sentido de parcerias de blog esse artigo me ajudou muito a entende o real significado disso. valeu!!!.

  9. Nossa,muito obrigado pelas dicas,isso vai me ajudar muito,pois estou começando agora e dicas como essas serão e estão sendo muito úteis ^^

  10. Muito bom, enfim esclarece muitas dúvidas em questão de parcerias com blogs, também acho que essa é uma das melhores formas de parceria.

    Abraço.

  11. Muito boa mesmo.
    Proucurando parceria:
    http://anisgalak.com.br/

  12. Entendi mais ou menos o que é uma parceria, como estou começando meu blog agora, não entendo muito sobre todas as ferramentas que posso utilizar como por exemplo criar um link para outro blog……

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *