Qual é o Problema com os Programas de Afiliados?

Qual é o Problema com os Programas de Afiliados?Alguma vez você já parou para se pensar, ”Qual é o Problema com os Programas de Afiliados que não dão certo no seu blog?”.

Sim, é verdade, se você ainda não esta ganhando dinheiro com ele, com certeza ele deve ter algum problema com ele, você não acha?

“Primeiro vamos entender a Causa!”

Muitas vezes você coloca um banner de um programa de afiliado no blog, já contando e calculando quantas visitas e possíveis cliques ira receber na próxima semana, mas basta passar 03 dias sem cliques nesse banner que logo resolve tirá-lo e pior, algumas pessoas ainda preferem sair falando que “Esse Programa de Afiliado não Funciona, que não paga, que não é bom, e isso e aquilo… etc …”.

“O Primeiro Grande Erro!”

Ao fazer isso, estamos cometendo um grande erro, alias um baita erro, pois nem se quer procuramos entender o porquê esse programa de afiliados não funcionou no blog e logo desistimos dele em vez de tentar mais um pouco!

Sim, todos nós precisamos de dinheiro para pagar as contas que muitas vezes, tem dia e ate hora certa para chegar à caixa dos correios, puts, rs, mas o que os programas de afiliados têm haver com isso?

Nada, absolutamente nada! Você precisa entender que se um programa de afiliado não funciona no seu blog, talvez seja pelo fato de estar tão concentrado no dinheiro, que acaba se esquecendo de se perguntar,

“A Quem vai interessar esse Programa de Afiliado?”

Essa é a pergunta ideal a se fazer antes de colocar qualquer banner na lateral do blog, só porque alguém algum dia falou que esse era bom!

A partir dessa resposta, você saberá se o publico que acessa o seu blog pode ou não se interessar pelo banner, e caso negativo, é melhor nem colocar o banner no blog!

Assim como muitas pessoas reclamam que o Google Adsense não funciona e dos tantos outros programas de afiliados que existem, também tem aquelas pessoas que faturam muito bem com este mesmo programa de afiliado!

A Diferença é que quem Ganha bem com um determinado programa de afiliado, dificilmente fala alguma coisa sobre, pois prefere ficar quietinho na dele e faturando, ao contrário de quem se dá mal, que logo resolve falar para todos ao redor!

Diante disso, você pode me dizer alguma coisa do tipo, “eles ganham muito, porque tem muitas visitas no blog”, e com certeza vou dizer que somente visitas não trazem dinheiro para o blog, pare de acreditar que somente o fato de ter 1.000 visitas por dia, será a certeza de ganhar um bom dinheiro com isso, pois nem sempre “muitas visitas” e “dinheiro no blog” caminham juntos nessa afirmação!

Para provar essa teoria, vou citar o que aconteceu por aqui no ultimo sábado, que em geral foi um dia muito ruim nas visitas dos todos os meus blogs, acredite, de todos, puts…, mas em contra partida foi também um dos dias em que mais ganhei dinheiro por aqui (RR$$$)!

Uè?!?! Mas porque isso Aconteceu?

Pelo simples fato de ser bem melhor ter 10 visitantes que realmente estão interessados no programa de afiliado, do que ter 1.000 visitantes sem nenhum interesse.

Muitas vezes, suas próprias expectativas acabam sendo seu único e maior inimigo!

Então, qual é a Saída?

Procure pensar sempre nos seus visitantes, “quem é o seu visitante”, “do que ele gosta”, “quais seus hábitos”, “o que pode ser bom para ele”, enfim, você precisa conhecer ele e a partir disso, terá condições de pensar em que tipo de programa de afiliado pode ou não funcionar no seu blog!

Pare de pensar apenas em “mais visitas = mais dinheiro”, pois muitas vezes isso pode ser o chamado “ouro de tolo no mundo dos blogs”, pois existem muitos fatores ai no meio como a própria porcentagem de cliques nos anúncios, tipo de publico alvo, segmento e assunto dos artigos, enfim, existem muitas coisas ai no meio que podem ou não ser favoráveis para que você finalmente possa ganhar dinheiro com os programas de afiliados!

Como cheguei a essa Conclusão?

Além do exemplo que já citei, também por muitos meses ignorei um determinado programa de afiliados, por pura ignorância da minha parte, pois como não via ninguém comentando e falando de altos ganhos com ele, logo achava que ele não funcionava muito bem.

Algumas vezes ate tentei trabalhar com ele, mas nunca tinha sucesso!

Ate que um dia passei a pensar se aquelas pessoas que acessavam meu blog, poderiam ou não se interessar por aquele banner de afiliado, e claro, cheguei a conclusão de que uma coisa não tinha nada haver com a outra!

Neste momento, achei melhor retirar o banner de um site e passei a trabalhar em outro, onde os visitantes tinham mais o perfil do programa de afiliado!

E foi dito e Feito! Hoje esse é um dos programas de afiliados que mais geram receita por aqui!

Talvez se tivesse pensado desta forma antes, hoje já estaria ganhando bem mais com ele.

Por isso, procure sempre pensar nas pessoas e nos visitantes, o resto é sempre resto, inclusive o dinheiro que pode ou não ganhar com esse baner que esta no seu blog hoje, mas lembre-se, primeiro sempre as pessoas e os visitantes, e depois, … depois vem todo resto!

E você, ainda acredita no “Ouro de Tolo dos Blogs”, ou já está pensando mais nos leitores por ai?

Rogerio Gomes

8 Comentários

  1. Olá Rogério,

    O problema muitas vezes esta relacionado com a paciência que o blogueiro tem que ter até que o programa de afiliado comece a render algum lucro.

    Muitas também somente colocam o banner em qualquer lugar do site, e ficam esperando que ele renda alguma coisa. O que na minha visão é um erro, sempre deve estar a modificar o posicionamento dos banner, primeiro para testar outros lugares e segundo para evitar a “cegueira” da publicidade.

    Quanto ao tipo de publicidade, foi muito bem exemplificado. Não adianta, por exemplo, pegar um programa de afiliados de remédios para emagrecimento, se o seu blog fala de Informática, ele com certeza não renderá o que poderia render em um blog sobre exercícios, fitness, etc…

    Parabéns pelo artigo e também pela iniciativa de tentar fazer com que as pessoas não desistam dos seus programas de afiliados!

    Abraço!

    • Olá Matheus,

      Obrigado. Realmente paciência, segmento e posicionamento dos banners, são critérios importantes para realizar boas conversões.

      Descubra quem é seu visitante, e saberá o melhor programa de afiliados para ele.

      Abraço!

  2. Tal como uma empresa para ter sucesso tem obrigatoriamente que se focalizar no cliente, também um blogueiro tem que se focalizar no leitor.

    Concordo inteiramente que é preciso conhecer os leitores do nosso blog, o que eles procuram, enfim traçar um perfil-tipo e em função disso aí sim escolher programas e produtos de interesse para divulgar no blog.

    O problema é que muita gente ainda antes de ter conteúdo relevante já está colocando banners. Publicam 2 ou 3 artigos, enchem o blog de banners e depois esperam por um milagre.

    É claro que assim nunca vão ter sucesso com nenhum programa de afiliados, nem com outra coisa qualquer…

    • Joia Carlos,

      É verdade, o melhor mesmo é sempre produzir mais artigos e pensar menos em formas mirabolantes de ganhar dinheiro fácil e de chegar ao topo do google com milagres.

      Basta escrever e escrever que não tem erro.

      Abraços!

  3. Nós vivemos numa sociedade de consumo. Então a primeira coisa que todo blogueiro tem que colocar na cabeça é: “VENDER, VENDER e VENDER”. Pode-se até ganhar migalhas (com programas por cliques) e essas migalhas se transformarem em monte se você tem milhares de visitas, mas…

    Quem quer realmente ganhar dinheiro na internet tem mais é procurar vender, ou seja programas que pagam por venda! E se você tem apenas 10 visitas mas, interessadas naquele produto suas chances de realizar a venda e ganhar a comissão serão maiores.

    E não esquecer de ter paciência. Como diz o grande autor desse site:

    Nunca desista de seu blog!

    Um abraço a todos!

    • Olá Marcelo,

      Quase ia discordar de você, mas esta certo.

      Ainda afirmo que o melhor programa de afiliado é o Google Adsense, tanto pela facilidade quanto pela flexibilidade, mas em contra partida concordo que em algumas situações, é sim possível ganhar mais com programas de afiliados de vendas, mas para isso, é necessário ter um conhecimento prévio.

      As vezes as 100 visitas segmentadas, podem sim valer bem mais do que as 1000 genéricas, eu mesmo tenho um blog segmentado que estou testando este mês sem adsense e realmente, estou ganhando mais com um determinado programa de afiliados do que estaria ganhando com Adsense no momento, se comparado com o mesmo período anterior.

      Mas para isso dar certo, é preciso atrair as visitas certas, senão, a única coisa que poderá ganhar é frustração de não ver resultado.

      Abraços!

  4. Rogerio
    eu gosto muito daqui porque aprendo todos os dias.
    Pelo que eu entendi a questão de fazer dinheiro com blog envolve muita coisa, né
    paciencia, entender como funciona o google adsense, afiliados etc e perseverança.
    Nada cai do céu, de graça
    Valeu pela postagem e pelos comentários, sempre tão oportunos para o meu crescimento.
    bjos. e saudades.
    rsr

    • Poxa que legal que tenha gostado Liliane, me preocupo muito por aqui em passar algo que realmente tenha valor para quem quer aprender, crescer e claro, ganhar dinheiro nessa área, já que sou uma prova de que realmente é possível, basta ir atrás.

      Digamos que quanto mais você aprende, mais percebe o tanto de coisas que envolve o processo de ganhar dinheiro online, é um aprendizado constante, acho que esse é também um dos fatores motivacionais da história e claro, o lado financeiro também tende a acompanhar a sua evolução com o tempo, rsrs.

      Mas sim Liliane, nada cai do Céu facilmente, alias, dificilmente algo de valor na vida, cai facilmente nas mãos, não é mesmo?

      obs: Não esqueci o desafio não Liliane, alias, minhas respostas estão prontas e vô publicar em breve.

      Bjos Liliane, Ate mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *