Qual o Tipo de Leitor que deseja atrair para o seu Blog?

Qual o Tipo de Leitor que deseja atrair para o seu blog?Meio que sem querer, eu iniciei uma pequena série sobre Foco no Blog. Primeiro escrevi o “Artigos Genéricos ou Artigos Focados em um determinado Assunto?, que automaticamente me fez escrever o “Qual o Foco do seu Blog?”, e agora, vou escrever sobre o Publico alvo que pretendes conquistar no seu blog.

Isso também faz parte do planejamento do blog, pois ele pode ser criado partindo do principio que você deseja atingir certas pessoas, ou melhor, certos leitores.

Suponhamos que queira atingir pessoas ligadas a carros antigos, ótimo, então seu blog precisar ter, além de boas fotos e descrições detalhadas dos veículos mais antigos, ele precisa ter uma aparência de carro antigo, cobrir os lugares para visitar carros antigos, depoimentos de donos de carros antigos contando o porquê gostam dos carros, cobertura em eventos das máquinas raras, e assim por diante.

Tudo para que o Leitor desejado se sinta em Casa ou Pisar no Blog!

Obs: Só um detalhe, ainda não tenho um blog sobre carros antigos, é apenas um mero exemplo.

Não importa o assunto, seja ele, Fofocas, Carros, Modas, Artesanatos, Sexo enfim, o importante é deixar o visitante à vontade dentro do seu blog, mas não qualquer visitante, mas exatamente o perfil de visitante que você procura cativar e conquistar para o seu blog.

Procure pensar como o visitante se sentirá dentro do seu blog, talvez desta forma, seja muito mais fácil levar o seu blog adiante (criar novas categorias, menus, template e ate mesmo o conteúdo dos artigos, enfim).

Lembre-se, por mais que exista a parte de otimização para os buscadores, pense sempre no visitante, ou melhor, pense como o visitante.

Assim, terá uma chance muito maior de agradar e atrair mais leitores para o Blog.

Quem sabe pensar por esse lado não o ajude a Focar de vez o seu Blog. Boa Sorte!

2 Comentários

  1. Olá Rogério,
    “Selecionar” os leitores do nossos blogs com certeza é muito importante, pois, infelizmente não é possível agradar a todos. É para isso que servem os blogs de nicho, comentados sutilmente por você no artigo. Já li sobre pesquisas de que os blogs de nicho até um determinado ponto costumam render mais no adsense, por estarem focados a um tipo somente de propaganda, tendo mais chances de pegar anúncios que pagam bem.
    Parabéns pelo seu artigo, ficou muito bem escrito, e obrigado por ter liberado os feeds, assim fica muito melhor de acompanhar o blog!
    Abraço!

    • Com certeza Matheus,

      É como dizem, “Se ficar, será criticado, mas se você for, também será criticado!”, rs, é impossível agradar a todos, o melhor é escrever sobre o que te motiva a buscas coisas novas todos os dias, tai o segredo!

      Digamos que Blogs de nicho podem ser uma ótima fonte de renda passiva pelo Adsense, é bem interessante, mas se o artigo em si, estiver bem contextualizado, ele também exibe publicidades focadas.

      Para isso, procure focar uma determinada palavra chave por artigo, assim fica mais fácil.

      Abraços Matheus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *