Trocar o Template do Blog pode aumentar o número de Visitas?

Trocar-o-Template-do-BlogEssa é uma questão complicada que passa pela cabeça do blogueiro quando após mexer varias vezes no atual template do blog, ainda percebe que algumas métricas não melhoraram.

Neste momento ele tem a opção de trocar o template do blog visando melhorar o resultado e proporcionar uma navegação mais cômoda aos visitantes, mas em contra partida existe um grande risco em se fazer isso.

Neste ultimo final de semana (Janeiro-2012) subi um novo template na WRG, antes utilizando o Thesis (que por sinal é um dos melhores templates pagos para wordpress), e agora parti para o Genesis que também é um querido template pago para blog, muito utilizado por blogueiros de referência no globo.

obs: Em breve falarei mais sobre o Template Thesis e o Template Genesis!

Decidi realizar essa troca visando diminuir a taxa de rejeição do blog e torna-lo mais limpo aos olhos dos visitantes, e apesar desta mudança ainda não ser definitiva, ela vai ficar no ar ao menos pelos próximos dias para acompanhamento.

Qual é o momento certo para Trocar o Template do Blog?

Como disse no inicio é sempre uma questão complicada trocar o template do blog, justamente pelo fato de ser uma grande mudança e nisso, tudo que você fez no template anterior, bem, já era, e nessa é preciso adaptar e personalizar o novo template aos detalhes do blog.

Se após inúmeras mudanças e melhorias no atual template ainda sim não conseguiu os resultados que almeja, talvez uma troca de template seja a melhor coisa, mas nisso, note que se for para trocar, deve ser por um template que traga melhorias reais em algum quesito.

Seja por um template mais leve, mais clean, melhor a nível de CTR do anúncios, melhor a nível de uma baixa taxa de rejeição, enfim, ele precisa ser melhor em algum aspecto em relação ao template anterior, ate porque, sem isso não justifica a troca do template do blog e todo o trabalho necessário.

Após a troca, acompanhe o novo template por ao menos 1 ou 2 semanas no ar, para somente após ter um veredito se vale a pena ou não continuar com o novo formato, isso para o caso de uma mudança repentina, assim como fiz aqui com a WRG no ultimo final de semana.

Ou você pode testar o novo template em um blog teste, ajustar todos os detalhes e somente após subir em definitivo o novo template. O problema é que ele pode não combinar com o blog funcionando na pratica, pois uma coisa é imaginar o template no blog e outra e trabalhar com esse template junto as visitas que o blog recebe diariamente.

Talvez em vez de ajudar ele pode contribuir com o aumento na taxa de rejeição, talvez em vez de ser mais rápido, na pratica ele se mostre mais lento que o anterior, talvez em vez de aumentar o CTR dos anúncios, ele contribua para uma queda considerável, mas enfim, você precisa julgar o que é mais importante a nível de métricas e trabalhar pelos resultados.

O Importante é ter sempre o visitante em primeiro lugar, e depois, todo o restante que envolve o template do blog.

Rogerio Gomes

3 Comentários

  1. Como criar uma lista de e-mail, do qual o leitor pode se cadastrar?

  2. Muito bom seu artigo, mas faltou dar alguns exemplos, podendo mostrar alguns templates clean ou para uma melhor organização de anuncios e artigos. mas valew, muito bom.

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