Não Compartilhar Artigos Publicados é um Grande Erro!

Quero alertar para a importância de compartilhar os artigos do blog, afinal de contas, se você mesmo não compartilha algo que acabou de escrever, é sinal de que nem você gosta ou aprova o que anda escrevendo nos blogs.
Já parou para pensar que tudo que você compartilha via redes sociais é algo que realmente gosta ou ao menos, se sente motivado a compartilhar com as pessoas ao seu redor. Isso se deve ao fato de que o conteúdo te chamou a atenção em algum ponto, então, sua experiência com aquele artigo foi tão boa que o levou a compartilhar quase que sem pensar muito.
Agora vem a poeira no Ventilador!

Mas Porque isso só acontece com artigos dos Outros?

Já reparou que você, BLOGUEIRO, que costuma escrever vários artigos na semana é a mesma pessoa que anda compartilhando apenas artigos dos outros!
Mas e com os seus próprios artigos, porque é que ainda não anda compartilhando em seus próprios perfis sociais?
Não gosta dos seus Artigos?
Acha que tudo que você escreve não tem Valor nem Qualidade?
Esse é um erro que julgo gravíssimo para todos aqueles que visam boas posições dentro dos mecanismos de busca, e acima disso, que buscam tornar seus artigos populares via redes sociais afora.
Aqui não tem muito segredo, na verdade é apenas um ato de atitude que pode atrapalhar toda a trajetória inicial do artigo, já que se não der o pontapé inicial e você mesmo começar a compartilhar seus artigos, como acha que outra pessoa vai fazer aquilo que nem você mesmo faz (talvez por não acreditar na sua qualidade).

Escreveu, Postou, Então Compartilha Meu!

Imagem do Blog http://queridocloset.com.br/leitora-curte-e-compartilha/ | Wal Sarmento

Após se dedicar minutos e horas na pesquisa, leitura e escrita do novo artigo, após terminar as edições finais e finalmente publicar o artigo no blog, não acha justo você mesmo logar nos canais sociais que tem login/senha e começar a divulgar o artigo na rede.
Esse é um principio básico do básico, mas que muitas vezes é esquecido e deixado de lado, afinal de contas muitos acabam pensando, “Oras, sou apenas um, não tenho muitos seguidores, então para que vou compartilhar isso?”, mas afirmo que se continuar assim, vai continuar vendo seu artigo ZERADO nos botões de compartilhamento.

Um Exemplo Prático sobre como isso Acontece Muito!

Recentemente li e comentei em um artigo no oSabeTudo escrito por Lucas de Paula chamado, “Comentar em artigos dos outros é necessário?”, onde ele destaca a importância de comentar em artigo dos outros colaboradores, afinal de contas é uma comunidade de escritores, então, se ninguém lá dentro se ajudar, quem vai?
Em seguida, fiz um comentário citando que além dos comentários, as pessoas não costumam compartilhar seus próprios artigos, ou seja, elas apenas escrevem e ainda fica esperando a mágica acontecer sozinha, sem fazer NADA para ajudar (e não é bem assim que funciona).
Em seguida, o Lucas publicou um novo artigo “Não adianta só escrever artigos, você precisa divulgá-los!”, destacando a importância de compartilhar os artigos na rede, mas apesas do ótimo artigo, o próprio Luca não compartilhou seu Artigo nos seus canais sociais (Sim, também aproveito para dar um pequeno puxão de orelha Lucas, rs).
Citei o caso do Lucas de Paula primeiro para agradecer por levantar essa questão, afinal de contas, se ele não tivesse levantado essa discussão com um bom artigo, talvez não estivesse aqui hoje escrevendo sobre isso e alertando outros Blogueiros.
Meus Parabéns Lucas de Paula!
Veja que é EXTREMAMENTE importante divulgar o próprio artigo nos canais sociais, na verdade, quando você não faz isso é o mesmo que tentar vender algo que você não usa (ou não compraria).
Tipo, se você escreve e não compartilha, é um forte sinal de que o conteúdo não é assim, tão bom a ponto de me fazer parar para ler, entende onde quero chegar!

Escreveu, Publicou! Então COMPARTILHA!

Faça disso algo tão natural quanto o hábito de escrever um artigo por dia ou semana!
Logo após a publicação vá lá no Facebook, Twitter, Google + e tudo que conhecer de canal social e compartilhe o que acabou de publicar, afinal de contas, se é seu e nem você compartilhou, porque acha que eu ou outro visitante vai fazer isso por você?
Pense bem Blogueiro!
Pequenas atitudes diante do Blog podem fazer uma grande diferença e compartilhar os próprios artigos é uma delas!

11 comentários em “Não Compartilhar Artigos Publicados é um Grande Erro!”

  1. Opa Rogério!
    Acabo de ler o artigo, bem interessante mesmo, tanto é verdade que li o artigo porque você compartilhou! Eu tava conferindo o Facebook e dei de cara com o artigo e acabei vindo aqui conferir, ou seja, compartilhar FUNCIONA! 🙂
    Abraço!

    • Realmente Vinicius, antes de esperar o visitante compartilhar, devemos mesmo é tomar a iniciativa na corrida dos “compartilhamentos virais”.
      Valeu pelo comentário!

  2. Oi Rogério, tá perfeito. É exatamente isso que acontece, mas o motivo, na minha opinião é preguiça ou o fato de não “aparecer para os outros”. Muita gente compartilha artigos não porque são bons, mas porque querem aparecer bem para quem escreveu. Na minha opinião, mais vale um comentário relevante do que um compartilhamento. Mais vale saber o que a pessoa pensa do que vê-la compartilhando.
    É claro, ter um artigo compartilhado é muito bom, mas antes de tudo é preciso nos valorizarmos e compartilharmos nossos próprios artigos. Eu confesso que muitos dos artigos que eu escrevo, tenho preguiça de compartilhar. Mas, valorizo meu esforço e reconheço quando estão bons ou ruins.
    Parabens pelo artigo, Rogério! Nunca alguém levantou esse assunto antes.

    • Meu na boa, seus Artigos são ótimo e se tem preguiça de compartilhar, basta me avisar assim que postar, rs, vou ler e com certeza, vou compartilhar mais um bom conteúdo, rs.
      Acho que a Preguiça é um grande problema de todos nós, já que após o artigo ter sido publicado, PRONTO, temos o famoso ar de não precisar fazer mais nada, a não ser rezar para este ser o próximo artigo de sucesso no Google (rendendo bem sem mais nenhum esforço).
      Mas na prática SEO que você conhece e muito bem, realmente é não assim, já que para ele aparecer logo no Google, podemos sim ajudar no processo elevando o número de compartilhamentos nos canais sociais assim que ele for compartilhado, e pensando apenas por isso, vale e muito a pena dedicar mais alguns poucos minutos para já dar inicio ao Marketing inicial em seu próprio artigo (se não acreditamos na ideia, como vamos vende-la aos visitantes).
      Também tem outro fator Anderson (que inclusive vale uma nova postagem em breve), talvez um bom artigo para você, não seja para os visitantes e vice versa. Talvez esse seja mais um bom motivo para compartilhar, afinal de contas, na dúvida é melhor que eles juntamente com o tio Google, possam analisar para saber se o que escreveu é ou não bom o suficiente para ficar bem posicionado nas buscas e receber uma boa dose de comentários, compartilhamentos e citações.
      Valeu o Comentário e poste seus novos artigos lá no Grupo GEF também!
      Abraço!

  3. Olá Rogério!
    Também não sei porque não compartilham seus próprios artigos,ver zerado os curtis,tweets e G+ passa uma má impressão.
    Eu sempre fui o primeiro a compartilhar antes que todo mundo meus artigos rsrs.Não deixo nenhum escapar rs.
    Sem contar que é bom compartilhar primeiro na page e de lá compartilhar no perfil e outros grupos.
    Abraço!

    • É isso ae Rafael! O ideal é criar um verdadeiro plano inicial de Marketing para entrar em ação logo após o artigo ter sido publicado, e detalhe, fazer disso uma verdadeira regra para os próximos.
      obs: quanto ao bug, não notei nada por aqui, mas se conseguir solução, posta o problema e a solução e me avise 🙂
      Abraço!

  4. É impressão minha ou tá com bug os avatares do WP,no meu blog não aparece nos comentários mas na caixa box do autor fica normal rsrs

  5. Compartilhar os artigos publicados é super importante, sem dúvida,
    já que a grande maioria das pessoas estão nas redes sociais.
    Mas a gente acaba se esquecendo, né.
    Valeu a dica.
    abraço

    • Disse tudo Liliane!
      Se a maior parte das pessoas está na rede social, então no mínimo devemos marcar nossa presença por lá também.
      Esse deve ser mais um novo hábito de todo Blogueiro!
      Obrigado pela Visita!
      Abraço e fique vom Deus!

  6. Olá Rogério! Sou um leitor assíduo do seu blog e fiquei muito feliz por ter gostado dos artigos que publico no oSabeTudo.com! Concordo com você que devemos divulgar os artigos logo que publicados, e agradeço o puxão de orelha que me deu! Criei uma conta profissional no Twitter para divulgar o que escrevo, e “linkei” elas com o plugin Jetpack para enviar para as redes sociais. Também fiz um Tumblr para a maioria dos meus sites, o que também ajuda na divulgação do meu conteúdo.
    Obrigado por dar a sua opinião em meus artigos, e também agradeço pelas críticas que você deu ao meu trabalho, pois foram muito construtivas e estão me ajudando muito!
    Obrigado!

    • Fico contente Lucas! A ideia era essa mesmo, ajudar!
      Seus Artigos são ótimos e só falta trabalhar a divulgação inicial para que a coisa fique redonda! 🙂
      Abraços!

Os comentários estão encerrado.